Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Notícias

Lançado o canal Mundus21

Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor

Media, Divulgação

Lançado o Canal Mundus21, um canal de televisão e rádio na Web direcionado para difundir a cultura produzida por todos os países e comunidades de língua portuguesa espalhados pelo mundo, e que pretende reunir vídeos de produção cultural em língua portuguesa e formar a maior base de dados mundial nesta área, disse à Lusa a diretora-geral, Analisa Costa Reis.
 
O Mundus21, que funcionará na internet através do endereço www.mundus21.com, vai funcionar com base em produção própria e em conteúdos que podem ser enviados por qualquer pessoa. “Qualquer pessoa pode enviar conteúdos, nós iremos divulgá-los. Tem de ser vídeos culturais em língua portuguesa”, afirmou Analisa Costa Reis, que referiu que o único critério de seleção é a qualidade dos vídeos.
 
O projeto pretende ser “uma oportunidade para os agentes culturais poderem divulgar o seu trabalho”, indicou, acrescentando: “Há artistas que são extremamente conceituados no seu país, mas noutra parte do mundo ninguém ouviu falar deles. Isto é uma oportunidade para se mostrarem”.
 
Outro segmento a ser contemplado no canal será a educação, com a disponibilização de dezenas de cursos de e-learning, numa parceria com a Universidade da Beira Interior.
 
Estes conteúdos pretendem abarcar um vasto espectro etário e etnográfico dos falantes de língua portuguesa e das suas derivações, serão maioritariamente de curta duração e devem centrar-se nas Pessoas, Costumes, Tradições, Locais, Regiões, Eventos, Património Material e Imaterial, Espaços Culturais, História, Cultura Militar e Religião, em suma, numa interpretação antropológica de todos os que falam português, bem como de tudo o que é conexo à cultura, de que a educação e a formação profissional são um pilar fundamental.
 
Em síntese, o Mundus21 será um canal cultural de televisão e de rádio na Web, que foi construído para ser uma referência na cultura em língua portuguesa e, por essa razão, terá uma forte componente educacional e formativa e uma vertente destinada à promoção de patrocinadores, à realização de eventos e à divulgação das agendas culturais de todas as comunidades de falantes de língua portuguesa, para além da difusão de contextos, de agentes e de profissionais da cultura.
 
http://www.youtube.com/watch?v=MYaMty4InrY
 
Diário Digital via IILP

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas