Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Notícias

Fenacult começa em Agosto

Início: Fim: Países: Angola

Eventos

A segunda edição do Festival Nacional de Cultura (Fenacult) realiza-se este ano entre 30 de Agosto e 20 de Setembro em todo o país, com espaços privilegiados para a exibição mais a­brangente de todas as manifestações artísticas e culturais, em simultâneo, anunciou ontem em Luanda a organização.
 
Durante a primeira reunião da presidência do festival, que é integrada por vários ministros, responsáveis ministeriais e pela comissão organizadora, a titular da pasta da Cultura afirmou que o “Fenacult é um instrumento do Governo de Angola capaz de garantir a coesão cultural”.
 
Rosa Cruz e Silva disse que o conjunto de atividades incluídas no programa do Festival permite aproximar mais os angolanos, porquanto toda a sociedade é alvo de todas as manifestações.
Do programa de atividades, destacou a realização de conferências, mesas redondas e palestras, assim como colóquios sobre “A dimensão cultural do Presidente da República, José Eduardo dos Santos”, “António Agostinho Neto e a Literatura Angolana”, e “A Cultura Nacional”. Esta última, explicou, vai permitir avaliar a estratégia de aplicação da política cultural elaborada no III Simpósio sobre Cultura Nacional.
 
O Festival vai permitir, igualmente, a produção científica, de catálogos dos principais museus nacionais e edições sobre o cancioneiro angolano, com base em registos que datam de 1930. “Há um projeto sobre a história da música angolana desenvolvido por uma angolana, apoiado por estrangeiros e financiado pelo Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA)”. O orçamento cedido para a realização do Fenacult 2014, de 641.750 milhões de kwanzas é insuficiente para pagar todos os serviços prestados durante a iniciativa, salientou a ministra. Por isso, ao dirigir-se aos empresários, convidou-os a contribuírem nas despesas do Festival.
 
“O valor aprovado e cedido é insuficiente e não satisfaz todas as necessidades. Todas as direcções provinciais aguardam o nosso apoio, para garantirem a efetivação dos programas locais”.
Rosa Cruz e Silva frisou que o Fenacult é um acontecimento de afirmação da defesa e promoção dos valores culturais e da dignidade das manifestações artísticas. “O festival é realizado em período de paz e o povo tem a possibilidade de ver todas as manifestações culturais”.
 
A abertura do Fenacult 2014 está marcada para as 19h00, no Estádio 11 de Novembro, com a realização de um concerto com mais de uma hora, enquanto o encerramento vai ser na Baía de Luanda.
 
Jornal de Angola | Angop.
"Estádio 11 de Novembro, Luanda; 03 linke-Seite-Bogen LWS-2011-08-NC 0991" por L.Willms - Own work. Licença CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas