Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Notícias

Estudantes terão 200 mil bolsas de intercâmbio na América Latina e em países ibéricos

Países: Brasil

Bolsas, Eventos

Estudantes brasileiros que estão entrando agora na universidade terão uma oportunidade a mais de estudar no exterior nos próximos anos. Na abertura do III Encontro de Reitores Universia, evento que começou dia 28 no Rio e terminou ontem, a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) anunciou que pretende facilitar a concessão de até 200 mil bolsas de intercâmbio a estudantes da América Latina e da Península Ibérica.
 
Pelos planos, os benefícios valerão também para professores e pesquisadores. De 2015 a 2016, seriam cerca 25 mil alunos contemplados, número que subiria depois em progressão aritmética até alcançar o total de 200 mil em 2020. As bolsas valeriam para um semestre académico, com cifras girando em torno de € 4 mil.
 
No entanto, tudo isso ainda depende da aprovação por parte dos países da OEI, que se reunirão em dezembro em Vera Cruz, no México. De acordo com a secretária da entidade, Rebecca Grynspan, o maior entrave ainda seria a questão financeira:
 
— Ainda falta dinheiro para o projeto sair do papel, mas não acredito que isso vai nos atrapalhar muito — disse Grynspan.
 
De concreto já há o programa de intercâmbio Paulo Freire da OEI, que deverá conceder 1,5 mil bolsas anuais de 2015 a 2020 a estudantes de Pedagogia e professores. O projeto será anunciado no final de agosto, durante encontro de ministros da Educação dos países ibero-americanos também no México.
 
— Nesse encontro ainda faremos esforços junto aos países-membros para realizar o projeto maior das 200 mil bolsas — garante Grynspan.
 
Não por acaso, os dois programas foram batizados de Erasmus Iberoamericano, em referência ao programa da União Europeia de bolsas de intercâmbio e mobilidade estudantil, que abrange três milhões de estudantes do continente. De 2015 a 2020, a UE pretende lançar o Erasmus Plus a fim de estreitar laços educacionais com suas ex-colónias. Ainda não se conhece o total de estudantes a serem beneficiados, mas, de acordo com Mar Duque, responsável por gerir o programa na Espanha, boa parte deles virá da América Latina:
 
— É uma região com a qual temos fortes laços culturais. Esperamos receber boa quantidade de brasileiros no Erasmus Plus — diz Duque.
 
EUA: Planos para fim de visto
No encontro, a conselheira especial para a Educação do Departamento de Estado dos EUA, Kathleen Kennedy Townsend, afirmou que defende dentro do governo americano o fim da exigência de visto para estudantes brasileiros. Os EUA são o país que mais recebe alunos pelo programa Ciência Sem Fronteiras. Segundo ela, já existem conversações internas nesse sentido no governo de Barack Obama.
 
AULP | O Globo | Universia 2014

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas