Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Notícias

Espaço Lusófono (1974-2014)

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos

  • espaço lusófono

Trajetórias Económicas e Políticas


Conferência Internacional CESA/ISEG
Quinta, 29 mai 2014 | 9:30
Sala 1
 
Em 2014 celebra-se o 40.º aniversário da queda do Estado Novo. Com a revolução de Abril de 1974, o fim da guerra colonial em África desencadeou importantes transformações em Portugal e nos antigos territórios africanos. Após a rápida independência das colónias africanas, acelerou-se a viragem europeia de Portugal: ainda que esta tivesse raízes anteriores, foi o 25 de Abril que abriu caminho à crescente internacionalização da economia e à democratização política que culminaram, em meados dos anos 1980, com a adesão à Comunidade Económica Europeia (CEE).A vivência de um novo destino europeu pareceu impor-se, a partir de então, à sociedade portuguesa, empenhada no virar da página da sua longa história imperial. Porém, as mudanças operadas pelo 25 de Abril foram além quer da democratização política e integração europeia de Portugal, quer da independência e subsequentes trajetórias autónomas dos territórios africanos.
 
Assim, esta conferência surge como uma resposta à necessidade de se analisar – numa perspetiva de abertura interdisciplinar, paradigmática e resistindo a qualquer tentação etnocêntrica (seja ela de matriz portuguesa, africana ou brasileira)– as trajetórias económicas e políticas prosseguidas neste amplo espaço de referência. Por isso, terá em conta a evolução socioeconómica e política comparada, entre 1974 e 2014, das diversas polaridades nacionais (Portugal, Brasil, Cabo Verde, Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique), bem como as relações multidimensionais estabelecidas entre elas.
 
Ao analisar estas trajetórias, a conferência pretende promover o debate e reflexão em torno das seguintes questões fundamentais:
1) Será que existe um verdadeiro espaço lusófono para lá da representação imaginada de raiz lusotropical?
2) Quais as características e tendências principais, a nível económico, político e social e cultural, que marcam o relacionamento entre as diversas polaridades deste espaço ao longo destas quatro décadas?
3) Integração no espaço lusófono, regional e global: exclusão ou complementaridade?

 
Mais informações:
http://www.gulbenkian.pt/Institucional/pt/Agenda/Eventos/Evento?a=4809

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas