Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Conferência "Perspectivas da Língua Portuguesa"

Países: Portugal

Eventos, Língua, Cultura

Decorre hoje, dia 9, na Universidade do Minho, a conferência “Perspectivas da Língua Portuguesa”, no anfiteatro B1 (Complexo Pedagógico II) do campus de Gualtar, em Braga.

A conferência contará com a colaboração da Casa do Conhecimento da Universidade do Minho que fará a transmissão da conferência, via videoconferência, para as Casas do Conhecimento de Paredes de Coura e Fafe. Será assim possível assistir e participar na conferência, remotamente, a partir das Casas do Conhecimento de Paredes de Coura e Fafe.

A conferência será ainda transmitida via streaming e gravada para fins educativos e académicos.

Hoje, a partir das 09h15, para ver a conferência em direto, clique nesta ligação:

A cerimónia de abertura, às 9 horas, contará com a presença do reitor da UMinho, António M. Cunha, da diretora executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Marisa Mendonça, do secretário executivo da CPLP, Murade Murargy, do presidente do Observatório de Língua Portuguesa, Anacoreta Correia e do representante permanente de Timor-Leste junto da CPLP, Antonio de Araújo. Segue-se a intervenção do secretário-geral de Política Linguística da Junta da Galiza, Valentín García Gómez.

A primeira sessão, intitulada “O potencial económico da Língua Portuguesa”, às 11 horas 30 minutos, contará com o chefe de gabinete da presidência da Galp Energia, José Sequeira Nunes, o consultor da Presidência da República de Portugal, Tiago Pitta e Cunha, e o co-CEO da Primavera BSS, José Dionísio. A moderação será do diretor-adjunto do jornal “Expresso”, Nicolau Santos.

A partir das 14 horas, a sessão “A Língua Portuguesa, língua de ciência” reunirá os depoimentos da diretora executiva do Instituto de Medicina Molecular, Maria Manuel Mota, do diretor dos Serviços de Documentação da UMinho, Eloy Rodrigues, e do professor José Sousa Teixeira, também da UMinho, sob a moderação do administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Eduardo Marçal Grilo. A terceira sessão, “A UMinho e a internacionalização da Língua Portuguesa”, inclui as presenças do reitor da Universidade Nacional de Timor-Leste, Aurélio Guterres, do conselheiro cultural da Embaixada da China, Jianping Shu, e das professoras Cristina Flores e Micaela Ramon, ambas da UMinho, cabendo a moderação ao vice-reitor da Educação nesta academia, Rui Vieira de Castro.

Logo após, as intervenções finais ficarão a cargo do reitor da UMinho, António M. Cunha, da representante da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), Fátima Fonseca, do vice-primeiro-ministro da Guiné Equatorial, Lucas Nguema Mbang, do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete.

OLP
IILP