Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Notícias

Concurso Internacional de Fotografia Etnográfica: "UrbanAct"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Concursos, Etnografia, Fotografia, Prémios

O Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS), da Universidade de Coimbra, Portugal, divulga a abertura de candidaturas ao Concurso Internacional de Fotografia Etnográfica: "UrbanAct. Imagens de Ação e Ativismo Ambiental na Cidade".

As pessoas interessadas têm até ao dia 15 de abril de 2022 para enviar as suas propostas.

Edital CIAS/U. Coimbra


Concurso Internacional de Fotografia Etnográfica
“UrbanAct. Imagens de Ação e Ativismo Ambiental na Cidade”

Estamos a aceitar submissões de fotografias etnográficas capazes de capturar tensões e desafios ambientais enfrentados pelas cidades no século XXI. As fotografias submetidas devem se focar em temas de ação e ativismo ambiental na cidade e devem ser acompanhadas por uma pequena peça refletiva com menos de 200 palavras discutindo o que está a ser ilustrado ou talvez escondido nas imagens. Estamos à procura de ensaios fotográficos que documentem visões contemporâneas de transformação espacial urbana, no contexto de formas emergentes de ação e ativismo ambiental. Os ensaios fotográficos podem se focar em tópicos tão diferentes como greves climáticas e outras formas de protesto climático, novos modelos de planeamento urbano e arquitetura que reivindicam uma cultura de construção descarbonizada, ou mesmo movimentos de base de ocupação e esverdeamento de espaços urbanos.

Quem pode fazer uma submissão?

O concurso é aberto a tod@s.

Como posso fazer uma submissão?

É apenas permitida uma submissão por artista, mas cada submissão pode incluir mais do que uma fotografia e até um máximo de 3 fotografias. O ensaio fotográfico deve ser submetido como um único ficheiro pdf contendo as imagens e o texto de acompanhamento. Não existem restrições em termos de composição visual. Podes combinar texto e imagens como quiseres, mas o texto tem de estar claro e legível. Por favor, certifica-te que não escreves o teu nome ou revelas a tua identidade no ensaio fotográfico; e, por favor, não incluas o teu nome no nome do ficheiro pdf.

Cada umas das fotografias submetidas não devem ter um tamanho maior do que 1920 x 1080 píxeis e deve ter uma resolução de 72dpi. O texto incluído no teu ensaio fotográfico deve ter menos de 200 palavras e pode ser escrito em português ou inglês.

Envia, por favor, a tua submissão via email para: urbanact.cias@gmail.com

A data limite de submissão é 15 de Abril de 2022 (inclusive).

Como serão selecionados os ensaios fotográficos vencedores?

O júri irá classificar todas as submissões de acordo com a sua relevância, significância, e atração estética, atribuindo um prémio aos dois melhores ensaios fotográficos:

  • 1º prémio – 250€
  • Menção Honrosa

Os melhores ensaios fotográficos do concurso irão integrar uma exposição de fotografia etnográfica que decorrerá na primavera de 2022. Se o teu ensaio fotográfico for selecionado, ser-te-á solicitada uma cópia digital de maior resolução do teu trabalho.

Iremos usar esta cópia de alta resolução para imprimir e exibir o teu trabalho na exposição.

Quem são os membros do júri?

O júri é presidido pela Senhora Vice-Reitora da Universidade de Coimbra, Cláudia Cavadas, e inclui: Alexandre Lemos (Casa das Artes Bissaya Barreto), Cristina Padez (CIAS, U. de Coimbra), Gonçalo D. Santos (CIAS, Sci-Tech Asia, U. de Coimbra), Michael Herzfeld (U. de Harvard), Sara Dias Trindade (CEIS20, U. de Coimbra), e Tiago Castela (Arquitetura e CES, U. de Coimbra).

Se tiveres alguma questão, envia, por favor, um email para: urbanact.cias@gmail.com

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas