Sábado, 20 de Abril de 2024
Notícias

Coleção LusoFonias em Ancara

Início: Fim: Países: Turquia

Arte, Eventos

A coleção LusoFonias, reunida pela Galeria Perve desde 1999, presente em Istambul de 11 a 15 de Setembro, encontra-se agora em Ancara na Embaixada de Portugal na Turquia desde 18 de Setembro e na galeria FADA da Universidade de Bilkent de 19 de Setembro a 5 de Outubro de 2019, encerrando com uma Finissage que celebra o dia da Independência. A exposição patente "Connecting to Portugal and to the Portuguese-speaking World - A Modern and Contemporary Art" conta com 250 obras de artistas nacionais e internacionais proveninentes de países e comunidades de língua oficial portuguesa.

Entre muitos artistas importantes, destacam-se o Cruzeiro Seixas (Portugal), Malangatana (Moçambique), Marcelo Grassmann (Brasil), Manuel Figueira (Cabo Verde), Regina Costa (Angola), entre outros.

Manuel João Vieira, dos artistas mais significativos da sua geração que, para além das obras expostas, realiza performances de grande caráter reflexivo. Por outro lado, o Coletivo BorderLovers, artistas baseados na street art e em colagens, apresenta uma série de obras que conectam Portugal à Turquia com a representação de figuras icónicas de ambos países, salientando uma de grande dimensões suspensa na fachada da Embaixada de Portugal em Ancara.

Curadoria: Carlos Cabral

+ info: https://pervegaleria.eu/home/index.php

Catálogo LusoFonias: https://issuu.com/pervegaleria/docs/cat_redux_lusof_turquia2019_web

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas