Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Centro de Macau vai formar professores de português na China

Países: Macau

Formação, PLE

O Centro Pedagógico e Científico de Língua Portuguesa do Instituto Politécnico de Macau, promove este ano, pela primeira vez, a formação de professores de português em universidades chinesas, disse à Lusa o presidente, Carlos André.

O centro, que sempre teve a vocação de formar professores de português, aposta agora na China Continental, contando chegar a cerca de 50 docentes em 2015, embora garantindo que os professores de Macau não serão esquecidos. “Vamos fazer ações de formação para professores de Português da Direção de Serviços de Educação e Juventude, mas estamos a trabalhar sobretudo na China. Em Março começam as nossas formações em universidades chinesas”, disse o responsável, que em 2013 trocou a Universidade de Coimbra, onde dirigia a Faculdade de Letras, por Macau.

Carlos André disse não ter dúvidas que o ensino do português na China vai continuar a aumentar. “É bom que tenhamos consciência que há dez anos havia seis instituições de ensino superior na China onde se aprendia português. Hoje há 26. O interesse é crescente”.

O Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa (CPCLP) foi inaugurado em 6 de Novembro de 2012, em cerimónia presidida pelo Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura do Governo da RAEM, Dr. Cheong U, e pelo Presidente do IPM, Professor Lei Heong Iok.

Leia aqui a notícia completa.

Revista Macau