Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Cátedra Agostinho Neto na Universidade do Porto

Países: Angola, Portugal

Estudos Africanos

A Fundação Agostinho Neto e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto assinaram no dia 10 de setembro um protocolo que oficializa a criação da Cátedra Agostinho Neto, que visa promover o estudo de Agostinho Neto, das Línguas, da Literatura e da Cultura angolanas, através do estabelecimento de um programa próprio de investigação e ensino na área dos Estudos Africanos.

Assinaram o protocolo a presidente da Fundação Agostinho Neto, Maria Eugénia Neto, e a diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Fernanda Ribeiro.

A assinatura insere-se no âmbito da programação do Colóquio «Agostinho Neto e os Prémios Camões Africanos», que teve lugar nos dias 9 e 10 de setembro de 2019 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Durante dois dias, além da obra poética de Agostinho Neto, foram abordadas as trajetórias literárias de Luandino Vieira, Pepetela, Mia Couto e José Craverinha; escritores de língua portuguesa distinguidos com a atribuição do Prémio Camões.