Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Cabo Verde acolhe XI Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas

Países: Cabo Verde

Eventos

A cidade do Mindelo, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, acolhe, até sexta-feira (dia 25), o XI Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas (AIL), com cerca de duas centenas de participantes.

São Vicente é a porta de entrada, no continente africano para os encontros desta Associação que está a comemorar os 30 anos de existência.

Pela primeira vez em Cabo Verde, cumpre assim um dos seus objetivos, que é o de sair do espaço americano e europeu para conhecer a realidade de outras comunidades de língua portuguesa, segundo Elias Torres, presidente dessa Associação.

A Associação Internacional Lusitanistas reúne pessoas que se dedicam ao estudo das ciências humanas e sociais, língua, literatura, história, sociedade e cultura das comunidades de língua portuguesa.

De três em três anos a Associação realiza um congresso temático reunindo pessoas que se dedicam ao estudo das comunidades portuguesas para troca de ideias e das suas produções intelectuais e científicas. Desta forma, as manhãs desta segunda até a sexta-feira, vão estar reservadas a atividades científicas e académicas.

O presidente da Comissão Executiva do XI Congresso da AIL, o académico cabo-verdiano Manuel Brito Semedo, considera que se trata de “uma grande oportunidade para os académicos se encontrarem, o que traz, ao mesmo tempo, uma grande projeção internacional para a instituição que recebe este congresso, a UNI-CV".

Como novidade desta edição do congresso da AIL haverá uma mesa redonda de escritores cabo-verdianos, onde autores como Corsino Fortes, Arménio Vieira, Germano Almeida, Ondina Ferreira e Vera Duarte, entre outros, vão discutir o futuro da cultura e da literatura em Cabo Verde.

No âmbito do congresso, que terá também uma forte componente cultural, está prevista ainda a realização de uma feira de livros que terá uma secção de “Livros de autores de São Vicente”, alguns dos quais estarão presentes para autografar as suas obras.