Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Notícias

Apresentação do livro “Ouvir o Galo Cantar Duas Vezes"

Início: Fim: Países: Portugal

Antropologia, História, Lançamentos, Livros

O livro da autoria de Paula Godinho será apresentado por Luís Cunha e Xurxo Ayán Vila no Auditório B1 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, no dia 22 de Outubro pelas 18h30. Entrada livre.

 

Ouvir o Galo Cantar Duas Vezes – Identificações locais, culturas de orla e construção de nações na fronteira entre Portugal e a Galiza centra-se em práticas de fronteirização e de desfronteirização num tempo longo, num limiar entre a antropologia e a história. Entre os galos reais, ouvidos na fronteira, e aquele que se tornou emblemático da construção da nação, a autora interroga topografias do poder: os centros que delineiam o Tratado de Limites de 1864, em Lisboa e Madrid, as equipas militares e cartógrafos que reconheceram a fronteira, e a resistência dos vizinhos das aldeias da raia, unidos pelo parentesco, o contrabando, a convivialidade, os caminhos. Por outro lado, aborda dois acontecimentos dramáticos, associados à guerra de Espanha na fronteira, ocorridos no concelho de Chaves, em Vilarelho da Raia, em 1939, e em Cambedo da Raia, em 1946. Este livro recebeu o prémio Taboada Chivite em 2008, e foi publicado em galego em 2011. Esta é a sua primeira edição em Portugal.

Paula Godinho (Lisboa, 1960) é antropóloga, investigadora no Instituto de História Contemporânea e professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Entre outras obras, publicou: Memórias da Resistência Rural no Sul (Couço, 1958-1962), 2001; O leito e as margens – Estratégias familiares de renovação e situações liminares no Alto Trás-os-Montes raiano, 2006; Festas de Inverno no Nordeste de Portugal – património, mercantilização e aporias da «cultura popular», 2010; «Oír o galo cantar dúas veces» – Identificacións locais, culturas das marxes e construción de nacións na fronteira entre Portugal e Galicia, 2011; O futuro é para sempre – Experiência, expectativa e práticas possíveis, 2017; Entre o impossível e o necessário – Esperança e rebeldia nos trajetos de mulheres Sem Terra do Ceará, 2020.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas