Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Petição em defesa do ensino de Língua Portuguesa na França

Países: França

Ensino, Língua

A associação ADEPBA – Association pour le Développement des Études Portugaises, Brésiliennes, d’Afrique et d’Asie lusophones – lançou uma petição em defesa do ensino de Língua Portuguesa na França, tendo em vista a discussão em torno da reforma do Baccalauréat (exame de admissão à universidade), que exclui as línguas ditas "raras", entre as quais o português, das provas de especialidade, que vão incluir apenas o inglês, o alemão, o espanhol, o italiano e as línguas regionais. Com a reforma proposta, o ensino de português corre o risco de desaparecer nos liceus, e isso logo afetará também as universidades. A petição « Défendons l'enseignement de la Langue Portugaise », destinada ao Ministro da Educação Nacional francês Jean-Michel Blanquer, reivindica a valorização da escolha dos alunos e a manutenção do ensino de português na França. Para assinar a petição, deve-se aceder ao site: http://www.petitionpublique.fr/?pi=P2019N50279 (em francês).