Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Notícias

725 Anos da Universidade de Coimbra

Início: Fim: Países: Portugal

Eventos

De 1 de março a 4 de dezembro, a Universidade de Coimbra (UC) promove mais de 150 iniciativas incluindo espetáculos, exposições, conferências e debates, e oficinas.
 
As comemorações têm início a 01 de março com uma Sessão Solene no Auditório da Reitoria, durante a qual intervirá o Presidente do Conselho Geral da UC, Emílio Rui Vilar. O encerramento será feito pelo Reitor da Universidade de Coimbra.
 
Na ocasião, o Prémio Universidade de Coimbra 2015 será entregue a José Quitério ― apresentado por José Bento dos Santos ― e será exibido o documentário «UC 725 anos: Tempo de Encontro(s)».
 
O programa comemorativo, promovido pela UC em parceria com a Câmara de Coimbra, termina a 03 de dezembro, com a realização de um «Congresso internacional sobre a língua portuguesa».
 
Um simpósio sobre a cinematografia moçambicana, com a participação de investigadores de Portugal, Brasil, Inglaterra, Bélgica, Itália e Moçambique; e realizadores, produtores e responsáveis pelo setor em Moçambique, é outras das iniciativas agendadas (10,11 e 12 de março), no âmbito do «Simpósio de Cinemas em Português».
 
Tempo de Encontro(s)
 
Em 2015 celebram-se os 725 Anos da Universidade de Coimbra. Sete séculos e um quarto. Sete e um quarto é, para a UC, Tempo de Encontro(s).
 
Pretendemos promover o encontro, desde logo, com a história da própria Universidade, num presente que se ocupa do passado para o projetar no futuro.
 
Encontro pode ser ainda um jogo, uma partida, mas também o maciço em se apoiam os arcos de uma ponte. Encontrar é achar. Encontrar é ser da mesma opinião mas também pode ser confrontar. Uma palavra cujo sentido as preposições mudam radicalmente: “ir ao encontro de” é exatamente o contrário de “ir de encontro a”.
 
Será o encontro também o mote para comemorar com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa os 40 anos de independência, valorizar o património comum e destacando as singularidades distintivas.
 
Conheça a programação dos 725 anos da Universidade de Coimbra em www.uc.pt/725

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas