Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Notícias

23ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Início: Fim: Países: Brasil

Livros, Eventos, Literatura

A 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo começa hoje com uma programação que contempla mais de 400 pontos de agenda, com conferências sobre literatura e tendências, cultura, gastronomia e mercado editorial, lançamento de livros e participação de consagrados autores brasileiros e estrangeiros.
 
O evento, que se prolongará durante nove dias, decorre sob o tema Diversão, Cultura e Interatividade. Tudo Junto e Misturado. Segundo a organização, o Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, espera receber 800 mil visitantes em um espaço de 60 mil metros quadrados.
 
A inauguração da Feira do Livro de São Paulo contará com a presença da ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy. A programação oficial do evento contará com 186 autores brasileiros e 22 autores de outros países.
 
A convergência entre o papel e o digital
O tema faz alusão à transformação dos leitores em uma rede cada vez mais digital, com os avanços do livro eletrônico (e-book) e a questão sobre como ele interage com os tradicionais livros de papel. Para discutir o novo leitor digital e o formato eletrônico de leitura, a Bienal do Livro paulistana abriga, nos dias 21 e 22 de agosto, o 5º Congresso Internacional do Livro Digital com o tema Cultura em Convergência, e que também terá debates sobre tecnologias aplicadas à educação.
 
Para a diretora da Câmara Brasileira do Livro responsável pela Bienal, Susanna Florisse, a tendência é de que o livro digital virá para complementar o impresso, bem como surgirão as bibliotecas de livros eletrônicos.
 
“Bibliotecas digitais é um modelo de negócio que faz todo o sentido. As editoras precisam sair da zona de conforto, acompanhar tendências. Em um país com tamanha dimensão geográfica, o mais óbvio seria diminuir custos com papel e com frete. Além disso, estamos vivendo a realidade de uma geração totalmente digital. As pessoas não tem mais tempo: os costumes mudaram, os hábitos mudaram”, afirma Susanna Florisse.
 
Algumas das atrações e debates da Bienal de São Paulo
A nova literatura brasileira com suas experimentações será o tema de debate com autores contemporâneos de obras inventivas, como João Anzanello Carrascoza, Ricardo Lísias e Evando Affonso Ferreira.
 
Os escritores e roteiristas Marçal Aquino e Maria Adelaide Amaral comporão outro debate, no dia 30, sobre a adaptação de obras da literatura para as telas audiovisuais, do cinema e da televisão.
 
Entre os autores internacionais participantes estão a portuguesa Inês Pedrosa e Abdulai Silá, de Guiné-Bissau, que irão participar, no dia 28, no debate “A Literatura de Hoje em Língua Portuguesa na Europa, África e América Latina”, ao lado do brasileiro Luís Ruffato. O debate abordará também as semelhanças e diferenças nas construções e no uso literário do mesmo idioma.
 
Também estarão em São Paulo os celebrados escritores norte-americanos Harlan Coben, Cassandra Clare (voltada à literatura jovem) e Ken Follett (o renomado autor do suspense dos Estados Unidos), além do escritor de ficção científica Hugh Howey e da escritora e ilustradora britânica Sally Gardner.
 
Em prol da diversidade de públicos
A Câmara Brasileira do Livro, que organiza o evento, anunciou que estão confirmados para a Bienal do Livro de São Paulo mais de 480 expositores dentre as principais editoras, livrarias e distribuidoras do Brasil.
 
De acordo com a presidente da Câmara Brasileira do Livro, Karine Pansa, a Bienal permite infinitas possibilidades e experimentações como um grande evento cultural a reunir uma diversidade de públicos em contato com as novidades literárias.
 
“A cultura e, no nosso caso, especialmente a literatura, permite diluir as diferenças sociais e econômicas, agregando valor e estimulando o contato com os livros, música, dança e outras expressões artísticas e intelectuais”, destacou Karine Pansa.
 
• 23ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo
de 22 a 31 de agosto de 2014
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana
São Paulo – Brasil

http://www.bienaldolivrosp.com.br
 
–– Extraído da Agência Lusa, da Agência Brasil e da Câmara Brasileira do Livro (São Paulo, Brasil) ––
 
Ventos da Lusofonia
"Bienal do Livro de SP" por Marcelo Camargo - Agência Brasil. Licenciado sob CC-BY-3.0-br via Wikimedia Commons.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas