Terça-feira, 11 de Maio de 2021
Investigação/projetos

Projeto: The Golden Age of the Romancero: Echoes of traditional ballads in Medieval and Early Modern Spanish Literature

Países: Portugal

Literatura

O IELT acolhe o projeto de investigação The Golden Age of the Romancero: Echoes of traditional ballads in Medieval and Early Modern Spanish Literature (GOLDEN-Rom)*, de Nicolás Asensio Jiménez, financiado através de uma bolsa Marie Skłodowska-Curie.

O principal objetivo do GOLDEN-Rom é estudar a interpolação de romances na literatura espanhola dos séculos XV, XVI e XVII. Articula-se com o projeto do IELT Revisões literárias: aplicação criativa de romances velhos (RELIT-Rom) que visa o mesmo propósito na literatura portuguesa.

O objetivo final da associação dos projetos GOLDEN-Rom e RELIT-Rom é constituir um arquivo crítico dos testemunhos da convergência dos romances nas literaturas peninsulares entre os séculos XV e XVII e dos efeitos complexos e multifacetados produzidos pelas interpolações romancísticas nos novos contextos literários. Neste sentido, contribuirá para o conhecimento da antiga circulação erudita dos romances na Península e para uma renovada leitura das obras que integraram os versos das baladas.

GOLDEN-Rom tem como ponto de partida a coleção de 2.000 citações e alusões a romances constituída pela filóloga espanhola María Goyri, que se conserva na Fundación Ramón Menéndez Pidal. María Goyri inspirou-se no trabalho realizado por Carolina Michaëlis de Vasconcelos em Romances velhos em Portugal (publicado inicialmente entre 1907 e 1909), onde se reúnem várias centenas de referências a romances na literatura portuguesa. O inventário de Goyri permanece inédito e necessita da revisão, ampliação e atualização que o de Vasconcelos suscitou ao projeto RELIT-Rom (atualmente, este encontra-se em fase posterior da investigação). Para o efeito, GOLDEN-Rom propõe-se:

  1. catalogar na base de dados online implementada previamente no âmbito do projeto RELIT-Rom cada referência a romances identificada na literatura espanhola por Goyri e por especialistas posteriores;
  2. analisar o uso criativo de citações e alusões a romances por escritores e músicos espanhóis dos séculos XV, XVI e XVII;
  3. estudar as diferenças e semelhanças na utilização destes materiais poéticos por escritores portugueses e espanhóis, comparando os inventários de Goyri, Vasconcelos e os contributos de estudiosos posteriores. 

GOLDEN-Rom é financiado pelo programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia, através da Bolsa Marie Skoldowska-Curie (nº 101029346). O seu desenvolvimento está a cargo do investigador Nicolás Asensio Jiménez e conta com a supervisão de Teresa Araújo, investigadora responsável pelo RELIT-Rom. Encontra-se sediado no IELT – NOVA FCSH, em virtude desta unidade desenvolver no plano internacional relevantes estudos sobre o Romanceiro.

*A Idade de Ouro do Romanceiro: ecos das baladas tradicionais na literatura espanhola medieval e moderna

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas