Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Investigação/projetos

Países: Portugal

Literatura

Encontra-se em acesso aberto, desde o passado dia 28 de junho de 2019, o site do projeto de investigação «Revisões literárias: a aplicação criativa de romances velhos (sécs. XV-XVII)» desenvolvido no IELT com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da FCT.

O projeto Revisões literárias: a aplicação criativa de romances velhos (sécs. XV-XVII) teve início em 2018 com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e posteriormente com o da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Consiste num programa de re-identificação das fontes dos intertextos romancísticos presentes em composições de autores portugueses elencados por Carolina Michaëlis de Vasconcelos, assim como de exame crítico destes engastes no seu novo contexto literário. Visa portanto potenciar a releitura das obras mencionadas e, nessa medida, reequacionar as conexões entre literatura canónica e literatura tradicional. Simultaneamente, contribui de forma decisiva para o conhecimento do romanceiro antigo em Portugal.

Projeto Revisões literárias: a aplicação criativa de romances velhos (sécs. XV-XVII) | Relit-Rom