Sábado, 27 de Novembro de 2021
Investigação/projetos

Projeto europeu H2020 VAST: Values Across Space and Time

Uma equipa internacional de investigadores pretende estudar a transformação dos valores morais da União Europeia no espaço e no tempo

O projeto europeu H2020 VAST: Values Across Space and Time tem como objetivo estudar a transformação dos valores morais no espaço e no tempo. Será dado destaque aos valores europeus considerados fundamentais para a formação de comunidades como a liberdade, a democracia, a igualdade, a tolerância, o diálogo, a dignidade humana, o Estado de direito, entre outros. O projeto conta com 3 milhões de euros e terá a duração de 3 anos.

O VAST resulta de uma colaboração internacional entre oito parceiros de cinco países, entre eles Portugal, sendo a participação portuguesa liderada por Sara Silva, investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Universidade NOVA de Lisboa (IELT - NOVA FCSH). Entre os oito parceiros estão o National Center for Scientific Research Demokritos (Grécia), a Università degli Studi di Milano (Itália), a National and Kapodistrian University of Athens (Grécia), a Universidade NOVA de Lisboa – NOVA (Portugal), o Fairytale Museum (Chipre), a Semantika (Eslovénia) , o Museo Galileo (Itália) e o Athens & Epidaurus Festival (Grécia).

O projeto visa trazer os valores europeus para a vanguarda, usando tecnologias de ponta para criar uma plataforma digital que incidirá sobre narrativas de três grandes áreas: drama grego antigo, evolução científica e documentos de filosofia natural do século XVII e contos tradicionais. Através de técnicas avançadas multidisciplinares e ferramentas digitais, os investigadores estudarão o significado, a transformação e apropriação desses valores ao longo do tempo.                                        

Indo além da análise da transformação dos valores morais no passado, o projeto VAST estudará também como estes valores são comunicados e percecionados hoje em dia, coletando, digitalizando e analisando narrativas e experiências tanto de comunicadores (artistas, diretores, instituições culturais e indústria criativa, curadores de museus, contadores de histórias, educadores, etc.) como dos respetivos públicos (espectadores, visitantes de museus, estudantes, etc.), através de metodologias multidisciplinares, incluindo análise de conteúdo, entrevistas, questionários e metodologias mais experimentais como aplicação de biossensores e sistemas de eyetracking.

O VAST tem como objetivo digitalizar e preservar histórias, descobertas e experiências como ativos intangíveis, consolidando artefactos digitais e fornecendo contexto adicional para análise e avaliação semântica de ativos digitais e recursos do património cultural.

Esta digitalização e preservação do património cultural europeu aumenta a compreensão da nossa história cultural, motor fundamental para o crescimento económico, social, ambiental e para o desenvolvimento sustentável.

Redes sociais VAST:

Facebook: https://www.facebook.com/VAST-H2020-project-102447878534832

Twitter: https://twitter.com/projectVAST

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas