Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Investigação/projetos

Projeto Bazaar

Início: Fim: Países: Portugal

Língua, Formação

"O nosso objetivo principal é proporcionar um primeiro contacto com a língua e desenvolver o gosto pela aprendizagem do português", assim como "a compreensão da necessidade de aprenderem a língua, como fator de comunicação e integração social", afirmou hoje à agência Lusa o coordenador do projeto europeu "Bazaar" em Portugal.
 
José Luiz Fernandes explicou que é nesse sentido que, a partir de dia 09 e durante as tardes do mês de agosto, entre as 14:00 e as 20:00, uma equipa de três a quatro elementos estará no Mercado de Fusão, na Praça do Martim Moniz, para dar formação inicial aos imigrantes interessados (A1 e A2, de acordo com as normas europeias).
 
Segundo o representante do projeto, existe a possibilidade de estender a iniciativa para setembro, consoante a adesão, mas por agora apenas está assegurado o primeiro sábado desse mês, dia 06.
 
O local escolhido deveu-se ao facto de ter uma "forte concentração, permanência e passagem de populações imigrantes", em particular muitos chineses, africanos e ucranianos que vivem na Mouraria e em Arroios, adiantou o responsável.
 
A ação é essencialmente dirigida para os mais velhos porque "é mais fácil captar a atenção dos adultos do que das crianças para esta situação, o que não quer dizer que não se receba crianças ou adolescentes", garantiu.
 
Outro dos intuitos é chamar pessoas com um "papel relevante" no seio das comunidades étnicas. "Gostaríamos de ter imigrantes que soubessem um pouco de português e que, com o nosso apoio, ensinassem outros imigrantes", esclareceu José Luiz Fernandes.
 
A iniciativa é apoiada pelo pelouro dos Direitos Sociais da Câmara de Lisboa.
 
O projeto "Bazaar" é um Lifelong Learning Programme (programa de aprendizagem ao longo da vida), financiado pela Comissão Europeia, e tem duas fases -- a primeira, a anterior, traduziu-se na investigação, e a segunda, a atual, é de experimentação. O objetivo é sempre promover a aprendizagem de línguas e o intercâmbio de experiências e de conhecimentos entre os formandos, na maioria adultos imigrantes. A aprendizagem informal que se dá em situações do quotidiano, como o mercado local, é o centro da abordagem educacional de "Bazaar".
 
Notícias ao minuto
Projeto Bazaar

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas