Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Páginas Paisagens Luso-Brasileiras em Movimento

Países: Brasil

Geografia, História, Literatura, Turismo

A plataforma digital Páginas Paisagens Luso-Brasileiras em Movimento, na sua primeira fase, é constituída por um corpus de textos literários brasileiros e portugueses que têm a paisagem como elo. Possibilita ao usuário a imersão na cultura múltipla de língua portuguesa, sobretudo a partir do diálogo entre as literaturas portuguesa e brasileira, do século XVI (quando o Brasil passou a existir como espaço ocupado pelos portugueses, reconhecidamente pioneiros do processo de globalização) ao século XXI,  em que tanto se discute a recepção do texto literário, a memória dos lugares, o patrimônio cultural, a vivência espacial e a prática turística. A paisagem, como eixo temático  principal dessa base, propicia não só infinitas relações entre as duas literaturas como também a abordagem de outros tópicos fundamentais das culturas de língua portuguesa. O suporte teórico e crítico considera  especialmente os estudos de paisagem perspectivados pela crítica literária mais recente, crítica de arte, filosofia (fenomenologia), antropologia, sociologia, geografias humana e cultural, além de estudos turísticos na contemporaneidade.

Esta plataforma tornou-se possível, inicialmente, com o forte apoio da Fundação Calouste Gulbenkian , Lisboa, Portugal (Projetos Investigação Língua Cultura Portuguesa 2016) e com a parceria constante do Real Gabinete Português de Leitura, instituição centenária, de perfil marcadamente luso-brasileiro, localizado no Rio de Janeiro, Brasil, no qual está sediado o Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras – PPLB, com sua equipe multidisciplinar que integra este projeto. Com espaço virtual já consolidado na Web  e com rico acervo literário, o RGPL fornece grande parte da bibliografia necessária a esta base de dados alimentada continuamente por “páginas” que tratam de obras em prosa e em verso de autores brasileiros e portugueses. O objetivo principal é possibilitar ou renovar o contato com esses textos cujos excertos são comentados na sua relação com a paisagem a partir do entrecruzamento de fios de interpretação e análise que focalizam questões literárias, históricas, geográficas e turísticas. A partir de novembro de 2018, este projeto passou a contar com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ , com ênfase na abordagem paisagística de duas cidades incontornáveis do mundo de língua portuguesa: Rio de Janeiro e Lisboa.

A equipe permanente e colaboradores convidados é multidisciplinar (sobretudo das  Áreas de Letras, História, Geografia e Turismo). A coordenação do projeto é sediada na Universidade Federal Fluminense – UFF / Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana – NEPA UFF, Niterói, Rio de Janeiro, que mantém Convênio de Cooperação Científica, por meio de seu Instituto de Letras e Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, com o Real Gabinete Português de Leitura,  cujo acervo é fundamental para todos que se interessam pelas literaturas de língua portuguesa, e o Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras – PPLB, ao qual pertencem também os docentes que formam a Equipe Permanente.

Mais informações sobre o projeto: http://www.paginasmovimento.com.br/