Sábado, 14 de Dezembro de 2024
Investigação/projetos

Novo módulo «LdoD Leitura Crítica» do Arquivo LdoD, dedicado à leitura crítica do Livro do Desassossego

Início: Países: Portugal

Estudos Portugueses, Humanidades Digitais, Literatura

No próximo dia 20 de novembro de 2024 (16h00), na Sala do Centro de Literatura Portuguesa (7º piso) da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, terá lugar o lançamento de «LdoD Leitura Crítica», o módulo do Arquivo LdoD dedicado à leitura crítica do Livro do Desassossego. A apresentação será realizada pelos investigadores do projeto: Manuel Portela (CLP), Ana Marques (CLP) e Luís Lucas Pereira (CISUC). Trata-se de um projeto do Centro de Literatura Portuguesa (CLP) com a colaboração do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC). Projeto financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00759/2020. Organização do MATLIT LAB – Laboratório de Humanidades e do Doutoramento em Materialidades da Literatura. 

O módulo “LdoD Leitura Crítica” é uma ferramenta para explorar as leituras do Livro do Desassossego de Fernando Pessoa. Tem um duplo objetivo: reunir uma amostra exemplificativa da receção crítica do Livro do Desassossego; e criar uma rede computacionalmente processável de relações textuais entre documentos. Estas relações estruturam-se nos seguintes conjuntos: redes de relações dos ensaios com o Livro do Desassossego e com outros textos, e redes de relações entre os ensaios.

Este mapeamento granular das relações textuais baseia-se nas citações que estão presentes nos ensaios que constituem o corpus deste módulo. Estas citações incluem excertos do Livro do Desassossego e excertos de outros textos (de Fernando Pessoa e de outros autores, incluindo os ensaios integrados no corpus). As citações, sob a forma de texto destacado e hiperligações, permitem aos leitores aceder aos fragmentos do Livro a partir dos ensaios, e também aceder aos ensaios a partir dos fragmentos do Livro. A ponte bidirecional estabelecida pelas ligações permite identificar as passagens citadas e os contextos das citações.

Toda a informação no site do MATLit, aqui

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas