Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Machado de Assis em linha

Países: Brasil

Literatura

O projeto em linha Machado de Assis divulga a disponibilidade de «Contos avulsos - Fase 10 : os contos com notas em hipertexto», que reune 14 peças publicadas na A Estação (7), no Almanaque da Gazeta de Notícias (3), no Almanaque Brasileiro Garnier (3) e na Revista Brasileira (1), entre os anos de 1892 e 1907), com notas em hipertexto.

A Edição eletrônica dos romances de Machado de Assis como hipertextos é um projeto da pesquisadora Marta de Senna, com a colaboração das bolsistas de Iniciação Científica Laíza Verçosa do Nascimento e Maira Moreira de Moura (Fundação Casa de Rui Barbosa/CNPq) e desenvolvido na Fundação Casa de Rui Barbosa desde 2008. O objetivo é oferecer ao usuário da internet uma edição fidedigna - com o texto cuidadosamente estabelecido - dos romances de Machado de Assis.

No site sobre Machado de Assis poderá encontrar:

• uma biografia resumida de Machado de Assis;
• uma bibliografia básica, com cerca de 30 títulos de livros e artigos sobre o autor que consideramos muito úteis;
• uma ferramenta de busca de citações e alusões a outros autores ou a fatos históricos, ou a personagens mitológicas etc. que Machado de Assis fez em seus romances e contos;
• uma revista eletrônica com artigos sobre a obra de Machado de Assis, relacionando-a à de outros autores, ou à filosofia, ou à historia etc.
• uma edição eletrônica dos romances de Machado de Assis, com um texto fidedigno e com notas em forma de hiperlinks para as referências que o autor fez a outros escritores, a eventos históricos, a personagens mitológicos, a locais e instituições do Rio de Janeiro do século XIX etc.

O projeto Citações e alusões da ficção de Machado de Assis foi concebido anos atrás (2000) por Marta de Senna e vem sendo desenvolvido intensamente desde 2005 na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

A revista eletrônica Machado de Assis em linha surgiu por iniciativa do Grupo de Pesquisa/CNPq "Relações Intertextuais na Obra de Machado de Assis" - um grupo de professores e pesquisadores que têm em comum o interesse no diálogo que Machado de Assis estabelece, em seus textos, com outras obras e referências culturais.

A Edição eletrônica dos romances de Machado de Assis como hipertextos é outro projeto da pesquisadora Marta de Senna e também é desenvolvido na Fundação Casa de Rui Barbosa, desde 2008. O objetivo deste projeto é oferecer ao usuário da internet uma edição fidedigna - com o texto cuidadosamente estabelecido - dos romances de Machado de Assis, na qual ele tenha acesso direto, através dos hiperlinks, às referências e alusões feitas pelo autor, bem como a informações sobre os locais citados pelo escritor em seus romances.

Mais informações pelo site Machado de Assis: http://www.machadodeassis.net