Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

LeCIEPLE - Corpus de Português Língua Estrangeira/Língua Segunda

Países: Portugal

Investigação, PLE, Língua

O projecto LeCIEPLE visa criar um Learner Corpus de Português Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLE/L2) que sirva de suporte à investigação, à formação de professores, à construção de materiais didáticos e à adequação de estratégias de ensino a diferentes públicos. Pretende-se que este instrumento contribua ainda para a criação de um perfil linguístico do aprendente de PLE/L2 que será útil em contexto de ensino e de avaliação de competências.

O Corpus será constituído a partir de textos escritos e orais produzidos por alunos dos cursos de PLE/L2 do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (ICLP – FLUL) e por candidatos a exames do Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE – FLUL). Cada texto será acompanhado do perfil linguístico do seu autor.

O projeto é financiado pela ADFLUL e pela Fundação Calouste Gulbenkian; são entidades parceiras o ICLP, o CAPLE e o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).

O Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL) é uma unidade de Investigação & Desenvolvimento integrada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

A atividade do CLUL segue duas orientações fundamentais: por um lado, a investigação teórica e experimental e, por outro, a disponibilização de materiais e ferramentas.

O CLUL é um espaço de diálogo entre áreas tradicionais e áreas mais recentes dos estudos da linguagem, acolhendo no seu domínio a filologia, a dialetologia, a linguística histórica, a linguística comparada, a linguística teórica, a linguística computacional, a linguística experimental, a linguística clínica, a psicolinguística e as tecnologias da fala. O CLUL está igualmente empenhado na interação com outras áreas de investigação.

Equipa:
Anabela Gonçalves (Coordenadora)
Adelina Castelo (CLUL)
Amália Mendes (CLUL)
António Avelar (CEAUL)
Inês Duarte (CLUL)
Jorge Pinto (CLUL)
José Pascoal (CAPLE)
Maria João Freitas (CLUL)
Nélia Alexandre (CLUL)
Sandra Antunes (Bolseira de investigação ICLP, CLUL)

Entidades financiadoras: