Quarta-feira, 12 de Maio de 2021
Investigação/projetos

Lançamento do projeto - Biografias de Mulheres Africanas

Países: Brasil

Divulgação, Estudos Africanos, Mulheres

Biografias de mulheres africanas é o resultado de um projeto de iniciação científica desenvolvido por estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no período de 2018 – 2020.

Trata-se de iniciativa com finalidade didático-pedagógica, pelo qual são informados dados essenciais sobre a vida de 552 mulheres nascidas no continente africano e na diáspora, das origens da humanidade ao tempo presente.

O trabalho contou com a participação de estudantes de diversos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, preferencialmente estudantes cotistas, pelo que pretende contribuir para a afirmação epistemológica dos estudos africanos e estudos da diáspora negra. Vincula-se ao que preconiza o Artigo 26A da LDB, atualizado pelas leis federais 10.639/2003 e 11.645/2008.

Biografias de Mulheres Africanas é uma atividade da Rede Multidisciplinar de Estudos Africanos do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ILEA-UFRGS) e do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DEDS-PROREXT-UFRGS), com o apoio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NEAB-UFRGS).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas