Terça-feira, 04 de Outubro de 2022
Investigação/projetos

MESICON — Sistema para controle de livros e manuscritos

Países: Brasil

TIC

O grupo de pesquisa "Regional Estudos Multidisciplinares - REGIONEM" (regionem.wordpress.com), credenciado no Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Brasil (CNPq), disponibilizou uma ferramenta eletrônica feita por sua própria equipe, a partir de suas próprias necessidades, para facilitar o controle de livros e manuscritos. A ferramenta pode ser usada online de forma irrestrita e gratuita, é um website, não visa lucro, tem suporte aos idiomas português e inglês, e seu design contempla uso tanto em computadores de mesa quanto em dispositivos móveis.

statos.com/mesicon

"Manuscritos e Edições SIstema de CONtrole (MESICON)" surgiu da necessidade por centralizar informações ao mesmo tempo em que pretende auxiliar na difusão das mesmas.

Como? Permitindo o registro de informações relativas a exemplares de livros e/ou manuscritos, MESICON auxilia na organização e controle das informações.

Para quem? Para todo mundo. Como fonte de informação adicional, MESICON possibilita que os usuários comentem as postagens (com sistema de moderação), permitindo a ampliação do conhecimento, o esclarecimento de dúvidas e a confirmação de informações.

Que mais? MESICON pode ser útil também para difundir informações pouco conhecidas, como a localização de um exemplar que apresenta dedicatória manuscrita, por exemplo, e mesmo a transcrição dessa dedicatória pode ser em MESICON registrada, há espaço para isso.

Manuscritos? Cartas, bilhetes, documentos, ainda que impressos por máquinas, podem ser considerados manuscritos. Aqueles contendo escritos de punho são exemplares únicos, capazes de elucidar meandros intersubjetivos ao revelarem relações que os indivíduos estabelecem com seu tempo. Tais marcas podem ser úteis em muitos estudos.

Periódicos? Em uma segunda fase, MESICON pretende também abranger periódicos, pois além de serem produção intelectual, podem ser manuscritos.

Convidamos a todas e todos a usarem MESICON, se for útil. Em caso de dúvidas, sugestões, críticas, por favor, entrem em contato. Se possível, por gentileza, pedimos auxílio também na divulgação de nossa ferramenta, ela pode ser útil para alguém de nosso círculo de contatos.

O grupo de pesquisa "Regional Estudos Multidisciplinares - REGIONEM" agradece.
(opeltrezero (at) gmail.com)

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas