Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Investigação/projetos

Grupo da USP desenvolve dicionário etimológico do português

Países: Brasil

Língua

Com a participação de dois colunistas de Língua, um grupo de estudos da USP irá publicar o primeiro dicionário etimológico da língua portuguesa. O DELPo está sendo elaborado junto a pesquisadores de diversas áreas e também a pessoas que não estudam o assunto mas que queiram participar. Mário Eduardo Viaro é o coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa (NEHiLP), do qual Aldo Bizzochi também participa.


 


Para elaborar o dicionário de acordo com as normas da linguística moderna, o Núcleo está desenvolvendo duas ferramentas online: a Retrodatação e o Metaplasmador. O primeiro tem como objetivo encontrar e datar as formas mais antigas de uma palavra, para daí detalhar com precisão sua origem. Já o segundo projeto pretende testar se a evolução de cada palavra encontrada está de acordo com as leis fonéticas ou não.


 


O programa estará, até o fim deste ano, disponível a qualquer pessoa que se voluntarie a dar contribuições ao banco de dados. Para participar, será preciso participar de um curso e ser avaliado pelo grupo de pesquisadores.


 
O Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa (NEHiLP) visa à divulgação das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre Linguística Histórica, Filologia e Etimologia. Para tal, congrega especialistas de várias áreas que se dedicam diretamente a tais estudos. Muitos pesquisadores desse núcleo interdisciplinar são especialistas em história antiga e moderna, estruturas linguísticas e teorias de reconstrução linguística. O método empregado é o da pesquisa em documentos antigos e atuais, com vistas à organização da informação linguística que permita gerar dados de qualidade para a consulta tanto de especialistas em linguística como de outros setores da sociedade que se interessem por etimologia (sobretudo jornalistas e cientistas das mais variadas áreas). Além do fichamento das primeiras datações de vocábulos e de suas acepções, o NEHiLP disponibiliza informação histórica classificada segundo suas características sociolinguísticas e estilísticas, associadas a informação sobre frequência de uso.
 
Revista UOL
Karlos: Museu da Língua Portuguesa; CC BY 2.0

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas