Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Investigação/projetos

FCBR: lançamento do site O prazer do percurso

Países: Brasil

História

A Fundação Casa de Rui Barbosa divulga o lançamento do site que integra o projeto O prazer do percurso, promoção da Fundação Casa de Rui Barbosa para assinalar os 200 anos da chegada da família imperial ao Rio de Janeiro (1808-2008).

Concebido por Ana Pessoa, o site apresenta as repercussões dessa instalação nos modos e costumes na cidade e, especialmente, no bairro de Botafogo. O prazer do percurso, realizado em julho de 2008, compreende, além do site, seminário, visita guiada, exposição, feira de livro e concurso de fotografia e de contos.

O Rio de Janeiro, capital do Brasil no século XIX, foi percorrido em toda a sua extensão por viajantes que escolhiam alguns dos seus bairros mais bucólicos, como Botafogo, por ser distante da confusão do centro do Rio para residir. Foi no início dos oitocentos que Botafogo começou a se transformar de bairro rural em um lugar de habitação preferida das elites europeias da época.

O bairro tem como marco de fundação a data de 1565, apesar de somente em 1641 passar a chamar-se Botafogo.

Concepção e supervisão
Ana Pessoa (Diretora Centro de Memória e Informação)

Coordenação
Aparecida Rangel (Núcleo Educativo/Museu)