Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Investigação/projetos

Estudo sociológico Relatos do cotidiano durante a pandemia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Antropologia, Ciências Humanas e Sociais, Sociologia

O projeto "Relatos do Cotidiano durante a pandemia" tem como objetivo oferecer um espaço virtual confortável para o registro de relatos do cotidiano durante esse período, no qual as pessoas expressam como estão reorganizando suas rotinas, as relações familiares, de amizade, de trabalho e com a tecnologia. Para participar é necesário se cadastrar no grupo de discussão no Facebook do projeto "Relatos do Cotidiano".

A iniciativa foi desenvolvida pelo professor de sociologia Paulo Gajanigo, do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF Campos dos Goytacazes) em parceria com o professor Rogério Souza, do Mestrado em Sociologia Política do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e Universidade Candido Mendes (UCAM).

A pandemia do Covid-19 tem levado milhares de pessoas a mudar as suas rotinas de trabalho, estudo e convivência social. Em geral, as pessoas estão reduzindo sua mobilidade e permanecendo isoladas ou em uma convivência restrita. As consequências que essas mudanças trazem ainda são desconhecidas. Hábitos, formas de organizar a rotina, formas de vivenciar a casa e a rua, o mundo virtual e presencial, as relações interpessoais estão sendo alterados. A fim de perceber e captar essas mudanças o grupo tem como objetivo produzir e compartilhar relatos sobre o cotidiano durante a pandemia, criando um espaço para registrarmos nossas observações e experiências de: como as rotinas vão mudando, como as pessoas estão lidando com a pandemia; como está o clima no nosso entorno.

Os relatos devem indicar, no início do texto, a data referente à situação relatada e o assunto ou tema do relato. O relato deverá ser postado no mural do grupo. Ao final de cada semana há um debate.

Mais informações na página do projeto "Relatos do Cotidiano durante a pandemia".