Terça-feira, 19 de Março de 2024

Edição especial do BRaS-Blog sobre o Modernismo Brasileiro

Início: Fim: Países: Alemanha, Brasil

Arte, Estudos Brasileiros

O professor Conrado Pires de Castro do Departamento de Ciências Humanas (DCH/FAELCH) da UFLA (Universidade Federal de Lavras), organizou uma edição especial para o Brazilian Research and Studies Center (BRaS) sobre o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

A composição da edição especial contará com a participação de artistas, intelectuais e ativistas de alguma forma ligadas ao movimento indígena, ao movimento negro, ao movimento feminista e às várias modalidades de produção cultural contemporânea, para nos instigar a pensar de que modo aspectos fundamentais e delicados da experiência histórica brasileira estão contemplados ou não no radar das correntes de pensamento estético e social derivadas do(s) modernismo(s) de 22. Participam dessa edição especial, além do próprio Conrado, editor responsável por este número, o professor Paulo Henrique Martinez do Departamento de História da UNESP/Assis, a professora Rosane Borges da Escola de Comunicação e Artes da USP e integrante da Cojira-SP (Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial), as pesquisadores Bruna Della Torre da Universidade de Heidelberg na Alemanha e Victória Bárbara Lopes da Princeton University, a escritora Macuxi e pesquisadora da literatura indígena Julie Dorrico e o poeta e agitador cultural Sergio Vaz, idealizador da COOPERIFA e organizador da Primeira Semana de Arte Moderna Periférica em 2007.

O material será publicado ao longo dos meses de fevereiro e março, a partir do dia 23 de fevereiro, sempre as quarta-feiras, no site do BRaS (http://bras-center.com/).