Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Investigação/projetos

Chamada de investigadores | Métodos e ferramentas de investigação em arte e cultura

Data de abertura: Data de encerramento: Países: Argentina, Brasil

Arte, Cultura, Investigação

Cultura de Datos é um espaço coletivo de reflexão e experimentação sobre métodos e ferramentas de investigação em arte e cultura. Está orientado a discutir e atualizar paradigmas, conceitos, métodos e ferramentas de investigação científica que utilizam técnicas de análise de dados nestes campos. O trabalho se apoia na transversalidade da teoria e prática das ciências sociais computacionais, metodologia científica, ciência de dados, das artes e da gestão cultural.

Surge como laboratório do Programa Indicadores en Arte y Cultura, desenvolvido desde 2018 no âmbito da Área de Crítica de Artes da Universidad Nacional de las Artes (UNA), buscando promover um espaço de intercâmbio teórico e prático entre atores dos campos acadêmico, público, privado, comunitário e independente.

Atualmente é um grupo credenciado no Instituto de Investigación y Experimentación en Arte y Crítica (IIEAC/UNA) e no Brasil conta com o apoio do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) da Fundação Memorial da América Latina da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Em seus encontros virtuais, gratuitos e com participantes de toda a Ibero-América, são realizadas atividades de atualização teórica, apresentação de estudos, exploração de métodos e ferramentas tecnológicas, diálogo com pesquisadores convidados e compartilhamento de projetos realizados por gestores públicos, criadores, artistas, empresários e estudantes de pós-graduação e graduação no desenvolvimento de suas teses, dissertações e trabalhos finais.

O grupo recebe inscrições em fluxo contínuo em https://inscripciones.culturadedatos.org. O início das atividades de novos integrantes ocorre sempre no início de cada semestre.

Representantes de grupos de temáticas afins que queiram estabelecer contato para participar de iniciativas conjuntas como publicações, eventos científicos e intercâmbio de experiências poderão manifestar seu interesse via correio eletrônico una.culturadedatos [at] gmail.com.