Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Catálogo da Coleção de Manuscritos do Museu de Aveiro

Países: Portugal

Divulgação, Acervos Documentais, Ciências Humanas

Desde o primeiro dia do ano que o Museu de Aveiro disponibiliza o Catálogo da Coleção de Manuscritos do Museu de Aveiro. Este projeto, só possível graças ao apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian ― Projeto de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais, reúne documentos situados entre os séculos XV/XVI e XIX/XX.

Este projeto foi coordenado pela Diretora do Museu, Zulmira Cândida Gonçalves e dele fizeram parte elementos da equipa técnica no Museu de Aveiro: Ana Andrade (Conservadora-restauradora, Bolseira FCT), Madalena Cardoso da Costa e Maria João Mota, ambas Técnicas Superiores, reunindo um vasto conjunto de documentos “preciosos”: Antifonários, Códices, Bulas, Forais, Iluminuras, Espólio Rocha Madahil, Manuscritos, Manuscritos do poeta Bingre e Documentação conventual do séc. XIX – início do séc. XX, entre outros documentos avulsos.

A coleção pode ser consultada na seguinte ligação:

A descrição completa do projeto é acessível no site da Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC):

Diário de Aveiro via PPorto