Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Formação

Programa de Doutoramento Patrimónios de Influência Portuguesa

Início: Fim: Países: Portugal

Património, Doutoramento

Encontra-se aberta, até ao 20 de dezembro, a terceira fase de candidatura da primeira edição internacional do programa de doutoramento «Patrimónios de Influência Portuguesa» (DPIP), sob a coordenação científica de Walter Rosa e Margarida Calafate Ribeiro.
 
Patrimónios de Influência Portuguesa
 
A dimensão cultural da influência portuguesa no mundo ultrapassou os limites geopolíticos que o Império teve. O seu espaço geográfico vai de Nagasaki ao Rio da Prata, de Newark a Timor e no tempo, da Reconquista Cristã à integração de Macau na China. Os portugueses foram portanto bem além do Império, o que produziu transculturalidades intensas e difusas, celebradas e ocultas, ostensivas e sensíveis. Transculturalidades que o pós-colonialismo vai fragmentadamente absorvendo, questionando e reformulando a partir de vários lugares.
 
Patrimónios entendem-se assim como construção, herança e pertença no plural e em sentido lato — formas e narrativas; sons que são ruído, fala e música; movimentos que são trabalho, dança e representação; cheiros; memórias; ambientes e atmosferas. Influência, nos diversos âmbitos e patamares da interculturalidade: formal e informal, administrativa ou espiritual, comercial ou migracional, colonial e pós-colonial.
 
O DPIP iniciou em 2013 o processo da sua internacionalização, associando-se em regime de co-tutela na Europa, às universidades do Algarve, Bolonha e Paris-Ouest, na América do Sul à Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro) e em África, à Universidade Eduardo Mondlane (Maputo). Estão ainda negociadas participações com o M-EIA de Cabo Verde e em desenvolvimento as negociações com a Universidade Agostinho Neto, em Angola. A terceira edição do curso, que se iniciará em 13 de Fevereiro de 2015, terá já o formato internacional. De momento os estudantes do DPIP desenvolvem trabalho de investigação no Angola, Brasil, Cabo Verde, Marrocos, Moçambique, Japão, Índia e Timor, e junto das comunidades falantes de português nos territórios tradicionalmente designados de emigração.
 
Mais informações:
http://www.patrimonios.pt
www.uc.pt/iii/doutoramentos/PIP
http://www.ces.uc.pt/doutoramentos/patrimonios/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas