Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Ensino de Português para Falantes de Espanhol

Início: Fim: Países: México, Argentina

Língua, PLE

Chamada para Inscrições. Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (LE)/Língua não Materna (LNM).

Curso de Capacitação para a Elaboração de Materiais:
Ensino de Português para Falantes de Espanhol

Buenos Aires – 06 a 09 de outubro de 2014

Descrição do Curso

O curso visa à capacitação de professores, em pré-serviço e em serviço, bem como de pessoas em formação na área de língua portuguesa, para a elaboração de materiais para o ensino de português para falantes de espanhol, através de discussões e abordagens pedagógicas contemporâneas para o ensino de línguas e sob a orientação da Equipe Assessora Central (EAC), do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira / Língua Não Materna (PPPLE), do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), com a organização conjunta da Casa do Brasil – Argentina. Como resultados do curso, serão produzidas Unidades Didáticas para o ensino de português para falantes de espanhol, as quais integrarão, a partir de outubro de 2014, o PPPLE.

Instituições Promotoras

Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP/CPLP)
Casa do Brasil – Escola de Línguas (Argentina)

Objetivos

Refletir sobre a área de atuação do ensino de português para grupos linguísticos específicos.

Apresentar e discutir um panorama de gestão da língua portuguesa em uma perspectiva pluricêntrica e compartilhada, de modo a promover as contribuições dos diferentes países da CPLP.
Discutir os princípios e orientações apresentados pelo Manual de Orientação para a Elaboração de Unidades Didáticas do PPPLE.
Proporcionar experimentações e reflexões sobre práticas de ensino de português para falantes de espanhol, a partir da elaboração de atividades para o ensino nesse contexto.
Realizar pesquisa de materiais diversos, para uso nas atividades produzidas ao longo do curso.
Produzir, ao longo do curso, pelo menos 45 unidades didáticas para o ensino de português para falantes de espanhol.

Público-Alvo

O curso destina-se a professores e estudantes de pós-graduação que já têm formação na área de Letras (Linguística, Linguística Aplicada, Língua Portuguesa) e também pessoas de outras áreas de formação que atuam como professores de português ou apresentem proficiência em nível avançado em português.

Equipe Formadora

Equipe Assessora Central (EAC) do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira / Língua Não Materna (PPPLE), do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).

Carga Horária e Local

O curso terá a duração total de 28 horas (09h00-12h30 / 14h00-17h30) e será realizado entre os dias 06 a 09 de outubro de 2014, na Casa do Brasil, Av Callao 433, Buenos Aires. Tel.: 54 11 4371-3660.

O cronograma geral do curso será posteriormente divulgado com os inscritos.

Inscrições

Os candidatos ao curso devem inscrever-se no e-mail ppple.iilp@gmail.com até dia 04 de outubro, enviando as informações pessoais do pretendente (nome completo, e-mail e currículo resumido).

A taxa de inscrição, que efetivará a inscrição, será no valor de $500,00 (quinhentos pesos) e deverá ser paga no primeiro dia do curso.

Certificação Do Curso

Os participantes terão a certificação do Curso de Capacitação para a Elaboração de Materiais: Ensino de Português para Falantes de Espanhol, com carga horária de 28 horas, emitida pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).

Os concluintes do curso terão seus nomes incluídos na equipe de produção do PPPLE, como elaboradores dos materiais produzidos para o ensino de português a falantes de espanhol.

IILP
BORIS G: 9 de Julio Avenue Buenos Aires Argentina; CC BY-NC-SA 2.0