Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Formação

Cursos Livres no Centro Nacional de Cultura

Países: Portugal

Literatura

O Centro Nacional de Cultura está com inscrições abertas para os cursos livres: «A Escrita do Corpo/O Corpo da Escrita» com Ana Marques Gastão, «Portugal - Brasil Interseções na Cultura Artística dos sécs. XIX e XX» com Maria Calado e «Literaturas de Expressão Portuguesa» com Paula Oleiro.
 
A Escrita do Corpo/O Corpo da Escrita
a partir de "Palavras Fracturadas" de Ana Marques Gastão
 
A literatura e o diálogo interartes debruça-se sobre matérias ligadas à linguagem e à escrita (e sua origem) no diálogo com a dança no sentido mais amplo do termo, o de movimento. Serão também abordadas as relações primordiais e contemporâneas da escrita com a imagem. Procurar-se-á, por outro lado, enquadrar a literatura no mundo das artes, igualmente a partir da noção de jogo, em textos múltiplos, usando ferramentas várias: a origem da linguagem, a história da escrita, a antropologia, a simbologia, a ciência, em particular a geometria – mas também alguns conceitos associados à anatomia –, a filosofia, a dança, a música, a arquitetura, a escultura, a história das religiões e das tradições místicas, a filosofia hermética, a psicanálise, etc…
 
Coordenação: Ana Marques Gastão
Horário: quintas-feiras; das 18h30 às 20h
Duração: 8 sessões; de 23 de outubro a 11 de dezembro
 
Portugal - Brasil Interseções na Cultura Artística dos sécs. XIX e XX
 
Nos últimos dois séculos, as relações artísticas entre Portugal e Brasil ocorreram num cenário histórico marcado pela especificidade de percursos de cada uma das culturas dos respetivos países. A partir de 1822, o Brasil pós-colonial organiza-se como grande nação independente e desenvolve a sua própria identidade. Portugal passa por grandes transformações, desde o Liberalismo oitocentista até aos nossos dias. As ligações históricas pesam, mas as influências fazem-se nos dois sentidos. Para Portugal, são marcantes as repercussões consequentes do novo relacionamento, nomeadamente no campo das artes. O conhecimento desta problemática passa tanto pela análise de realidades específicas como pelo destaque de acontecimentos e de figuras e factos, que, de algum modo, tiveram expressão no domínio das artes visuais, nomeadamente nas artes plásticas e na arquitetura.
 
Coordenação: Maria Calado
Horário: quartas-feiras; das 18h30 às 20h
Duração: 8 sessões; de 22 de outubro a 10 de dezembro
 
Literaturas de Expressão Portuguesa
 
Vergílio Ferreira declarou “Da minha língua, vê-se o mar” e o mar foi /é o elo de comunicação do mundo da lusofonia, uma espécie de continente Pangeia que une os diversos países de expressão de língua portuguesa. É o amor pela língua portuguesa que se espelha nas páginas dos diferentes escritores de literatura brasileira e africana que teremos oportunidade de analisar ao longo de sete sessões.
 
Coordenação: Paula Oleiro
Horário: segundas-feiras; das 18h30 às 20h00
Duração: 7 sessões; de 20 de outubro a 1 de dezembro
 
Mais informações: http://www.cnc.pt/artigo/11
 
Centro Nacional de Cultura
Cleber Quadros: Exposição Fernando Pessoa; CC BY-NC 2.0

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas