Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022
Formação

Curso/oficina: Texto e imagem fotográfica: possíveis interfaces

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Fotografia, Letras

Curso/oficina:
Texto e imagem fotográfica: possíveis interfaces                   
                                                  

Quando a literatura se alia com outros sistemas semióticos temos como resultado, obras que requerem novas abordagens. Sabemos que recursos do cinema “contaminaram” a linguagem literária, como por exemplo, o uso do mecanismo do “flashback” que permite ao autor ir e voltar através da justaposição de “histórias”. A pintura também está presente em várias obras literárias, como nos romances de Em busca do tempo perdido, de Proust, onde os postulados do texto Ut pictura poesis, de Horácio, são verificados na narrativa. O fotógrafo húngaro BRASSAÏ levanta a presença da fotografia como um componente da práxis do escritor francês Marcel Proust no seu ensaio Proust e a fotografia. É claro que a presença física no interior do texto de uma imagem depende da qualidade da impressão, coisa que somente podia ser pensada a partir do século XX. Há uma demanda, então, por um método analítico e criativo que conjugue conceitos teóricos e práticos de outras áreas, a fim de enriquecer e renovar as leituras sobre os objetos artísticos na contemporaneidade. Tal discussão já existe no nível teórico, mas o trabalho do dia a dia também pode trazer uma contribuição para uma possível (re)-escritura da práxis criativa na atualidade. O recorte contemplado nesta oficina de análise e criação literária, a saber, a problemática da interface entre texto e fotografia, levará em conta as possibilidades oferecidas pela interdisciplinaridade, que supera as barreiras, escolhos, entre outros obstáculos, à compreensão do nosso presente. O eixo deste diálogo é partir da questão da representação para tecer os fios entre campos do conhecimento, que numa primeira vista se encontram separados pelas contingências históricas e da sua própria natureza, mas que se tangenciam de maneira profunda e real.

COORDENADOR E MINISTRANTE: Rodrigo Vasconcelos Machado
http://www.portal.ileel.ufu.br/pessoas/docentes/rodrigo-vasconcelos-machado

PÚBLICO ALVO: Comunidade acadêmica da UFU [PROFESSORES, ALUNOS E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS] E COMUNIDADE EXTERNA [INTERESSADOS EM FOTOGRAFIA E SUAS TÉCNICAS]

VAGAS: 40 (sendo que 10 destes ficarão na lista de espera).
No caso de haver alguma desistência serão chamados os inscritos da lista de espera por ordem de inscrição. A lista dos participantes e a lista de espera serão divulgadas no site: http://www.portal.ileel.ufu.br/cecle, após o encerramento do período de inscrições.


REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO: Noções de fotografia; CÂMERA FOTOGRÁFICA ANALÓGICA ou DIGITAL ou CELULAR para tirar fotos.
IDADE MÍNIMA: 18 anos

DATAS: Agosto [encontros nos dias 8 ,15, 22 e  29]; Setembro [encontros nos dias 5,12, 19, 26]; Outubro [Elaboração do ensaio fotográfico individual];
Novembro: Elaboração do ensaio fotográfico individual.- Exposição coletiva dos resultados obtidos.

HORÁRIO: 18:00/19:30
LOCAL: Sala 207; Bloco 1G, Endereço: Av. João Naves de Ávila 2121 Campus Santa Mônica, Uberlândia – MG

IMPORTANTE: necessário anexar comprovante de esquema vacinal completo no ato da inscrição (Art. 10 da Portaria Reito no. 287 da Universidade).

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: 01/07/2022 Término 08/08/2022 (ou até se esgotarem as vagas)
Oficina GRATUITA!


Inscrições pelo site da CECLE/ILEEL/UFU:

http://www.portal.ileel.ufu.br/acontece/2022-06-texto-e-imagem-fotografica-possiveis-interfaces

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas