Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Formação

Curso "Minas Gerais: um percurso histórico-cultural"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Argentina, Brasil

Cultura, Letras, Língua, Linguística, Turismo

A Asociación Argentina de Profesores de Portugués (AAPP) e a Associação Mineira dos Professores de Português como Língua Estrangeira (AMPPLIE) organizam o curso Minas Gerais: um percurso histórico-cultural pelas cidades históricas que acontece de 22 a 28 de maio de 2017 em Minas Gerais. O objetivo é oferecer a oportunidade, tanto a professores quanto a estudantes das instituições formadoras da Argentina, de uma perspetiva formativa que combina o contato direto com a cultura brasileira em sua variedade mineira, bem como a possibilidade para aprender de uma maneira diferente, alternando as experiências formais com as informais. As inscrições podem ser feitas até 28 de fevereiro.

Andar por uma cidade descobrindo seus espaços históricos e interagindo com seus moradores é sempre uma experiência enriquecedora, constituindo uma contribuição significativa aos processos de aquisição e aprendizagem de uma segunda língua, uma chance de entrar em contato direto com diferentes ambientes culturais e sociais, um aspecto vital que se sente do ponto de vista geográfico: estar na cidade.

De fato, as situações de contato linguístico-cultural assumem contornos mais favoráveis ao desenvolvimento de relações interculturais. Teorias que provêm de diversas disciplinas sustentam a necessidade de os aprendizes de uma língua estrangeira conhecerem o contexto sociocultural em que se usa a língua que aprendem e interagirem nele, para desenvolver comportamentos linguístico-comunicativos adequados na interação com falantes nativos.

A promoção desses espaços tem o objetivo de professores e futuros professores de PLE atribuírem significados à cultura alvo e desenvolverem uma consciência intercultural. Portanto, a presente proposta procura utilizar como recurso de formação a experiência de pisar, percorrer, escutar, sentir e cheirar a cidade in loco, utilizando como leitmotiv a espacialidade histórica da cidade de Belo Horizonte e das cidades históricas de Congonhas e Ouro Preto.

A proposta é um roteiro de sete dias em que prevalece o exercício de olhar a história e a cultura das cidades históricas de Minas Gerais, que faz com que quem as visite volte no tempo e vivencie experiências que relembram o período do ciclo da pujança das minas. Essas cidades possuem um rico acervo artístico (arquitetônico, escultórico, plástico) encontrado nas suntuosas igrejas, museus, ruas e casas que preservam toda a tradição de cultura mineira; levam a marca do ciclo do ouro, da escravidão e dos ideais revolucionários da Inconfidência Mineira; guardam relíquias como a arte barroca brasileira, conhecida no mundo inteiro pelas obras de artistas como Aleijadinho e Ataíde.

Objetivos

  • Favorecer um olhar diferente sobre o espaço urbano da cidade de Belo Horizonte e das cidades históricas de Minas Gerais, desde uma perspectiva histórico-cultural, tanto formal quanto informal.
  • Facilitar o contato de professores e estudantes de português como língua de vizinhança com ambientes linguístico-comunicativos naturais e autênticos, a fim de fortalecer os processos interativos responsáveis do funcionamento dos mecanismos de aprendizagem e aquisição.
  • Possibilitar o intercâmbio de experiências socioculturais, como a reflexão intercultural e meta cultural entre docentes e estudantes de português como língua de vizinhança que participarem da experiência.
  • Interagir com falantes nativos de português como língua materna em situações cotidianas urbanas.
  • Refletir sobre a relevância da experiência linguístico-cultural desenvolvida em sua formação pessoal e profissional.

Mais informações na página da AAPP.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas