Segunda-feira, 17 de Maio de 2021
Formação

Curso de Pós-Graduação - Portugal e os Pós-Colonialismos

Início: Fim: Países: Portugal, Itália

Ciências Sociais, Ciências Humanas

O Camões, IP está a lançar a 3.ª edição do curso de especialização pós-graduado Portugal e os Pós-Colonialismos: conceitos, contextos e vozes em regime de formação a distância, com coordenação do Professor Doutor Roberto Vecchi, do Dipartimento di Lingue e Letterature Straniere Moderne da Università degli Studi di Bologna e diretor da Cátedra Eduardo Lourenço da mesma universidade, e da Professora Doutora Margarida Calafate Ribeiro, investigadora no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra e responsável pela cátedra IC/Eduardo Lourenço na Universidade de Bolonha.
 
Este curso destina-se a alunos falantes de português e tem como objetivo geral dar a conhecer e refletir num plano avançado sobre a duração histórica, social, política e epistémica dos espaços de língua portuguesa, a partir da análise das relações coloniais que antiga e violentamente os uniram e fragmentaram. Daí que o estudo não seja feito apenas a partir das terras, mas também da circulação marítima que os fundaram criando identidades e diferenças. A análise destes espaços hoje como um conjunto plural e diversificado de espaços pós-coloniais de língua portuguesa é também um dos objetivos deste curso e realizar-se-á não apenas a partir da análise das relações políticas, sociais, históricas e culturais que os animam, mas também das relações geradas a um nível local, regional e global.
 
O curso, realizado pela Cátedra Eduardo Lourenço, Universidade de Bolonha e pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e creditado pela Universidade de Bolonha, está dividido em três grandes partes: as duas primeiras compõem a proposta de Textos e Contextos em análise, cujo suporte é dado pelos próprios textos – literários e outras narrativas, musicais e fílmicos – e por um conjunto de centenas imagens apresentadas em powerpoint para cada módulo temático; a terceira parte é dedicada aos Conceitos que estruturam o curso. Esta parte é composta por pequenas aulas ministradas por alguns grandes nomes de especialistas das áreas nos vários contextos de língua portuguesa. Tematicamente, o curso está dividido em oito unidades. Trata-se de um curso avançado que amplia, desenvolve e acentua a especialização em estudos pós-coloniais lançada no curso semestral em Estudos Pós-coloniais-Atlântico Sul ministrado através da mesma plataforma ao longo de seis edições.
 
Objetivos:
 
1) Analisar as dinâmicas de viagem, aportagem, ocupação, colonização, império, resistência e libertação nos espaços de língua portuguesa.
2) Definir o espaço de trânsito como um espaço híbrido de gestação e de construção histórica, política e cultural plural.
3) Analisar os processos e os espaços de pós-colonialismos de língua portuguesa.
4) Refletir e traçar domínios de pesquisa suscetíveis de seleção e tratamento científico.
 
O curso destina-se a um público licenciado falante da língua portuguesa extremamente vasto e heterogéneo na sua formação. Recomenda-se um conhecimento de base prévio dos tópicos a serem tratados.
 
O curso terá uma duração de sete meses (equivalente a dois semestres), a começar no dia 22 de outubro de 2014 e a terminar em maio de 2015, prevendo-se um total de acerca de 500 horas de trabalho por parte dos formandos.
 
Os candidatos à frequência deste curso de formação a distância deverão preencher o formulário que está disponível na página do Centro Virtual Camões, até ao dia 9 de outubro de 2014, impreterivelmente.
 
Formação a distância - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua
Curso de Pós-Graduação - Portugal e os Pós-Colonialismos: conceitos, contextos e vozes
2014-2015 | 1.º Semestre
Organização: Cátedra Eduardo Lourenço - Universidade de Bolonha / Camões, I.P.
Centro de Estudos Sociais Universidade de Coimbra
Coordenação: Margarida Calafate Ribeiro / Roberto Vecchi
 
Camões, IP
Maria Firsova: Bologna University; CC BY-SA 2.0

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas