Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Programa Promove - Regiões Fronteiriças

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Ciências Humanas e Sociais, Paisagem, Património, Programas

A Fundação ”la Caixa” lança a segunda convocatória da iniciativa Promove, destinada à dinamização das regiões portuguesas de fronteira. Para além do concurso destinado a projetos inovadores e estratégicos, esta edição conta também com um concurso de ideias, destinado a jovens estudantes do ensino superior.

Data limite para apresentação de candidaturas: 31 de julho de 2019

A Fundação ”la Caixa” apresenta uma nova convocatória, aberta a ideias e projetos inovadores, numa perspetiva de valorização económica e sustentável dos recursos, de promoção da fruição turística e do reforço da cooperação científica e tecnológica em áreas prioritárias. São lançados dois concursos independentes, apoiando projetos-piloto e ideias com potencial, que sejam estratégicos para o desenvolvimento das áreas fronteiriças onde se localizam e replicáveis para outras regiões com características semelhantes.

Poderão apresentar-se à convocatória:

• No concurso de projetos-piloto inovadores: empresas, sob qualquer forma jurídica e dimensão, entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional ou outras entidades privadas sem fins lucrativos, individualmente ou em regime de consórcio. Em caso de consórcios, as candidaturas podem incluir entidades da administração central e local e do setor público empresarial, e grupos informais que atuam para o bem comum mas não estão formalmente registados.

• No concurso de ideias com potencial para se tornarem projetos-piloto inovadores: estudantes do ensino superior que, no momento da apresentação da candidatura, se encontrem inscritos nos ciclos de licenciatura, mestrado ou doutoramento em Universidades e Institutos Politécnicos localizados nas áreas geográficas onde decorre o concurso. Cada candidatura deve ter como mentor um(a) docente ou investigador(a) e cada equipa deve ser constituída por 2 a 5 elementos.

A Iniciativa apoiará projetos nos seguintes domínios temáticos:

1. Prevenção de riscos naturais e reforço das capacidades de adaptação às alterações climáticas, e gestão eficiente dos recursos, nomeadamente em ecossistemas transfronteiriços;

2. Criação ou consolidação de novos polos de especialização que contribuam para atrair recursos humanos qualificados e investimentos empresariais orientados para mercados externos, em torno de projetos empresariais focados na inserção em cadeias de valor internacionais, através de redes de clientes e de fornecedores;

3. Valorização do capital simbólico e da capacidade de reconhecimento internacional no que se refere à valia ambiental, paisagística e patrimonial dos territórios, contribuindo para a atração de turistas e de novos residentes.

A presente Iniciativa está aberta a entidades que pretendam desenvolver projetos apoiados que estejam localizados nas áreas geográficas seguintes:

•
  • Municípios das NUTS III Alto Tâmega e Terras de Trás-os-Montes e ainda os municípios de Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa da NUTS III Douro.
  • Municípios das NUTS III Beiras e Serra da Estrela, e Beira Baixa.
  • Municípios das NUTS III Alto Alentejo e Baixo Alentejo e ainda os municípios de Alandroal, Borba, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Vila Viçosa da NUTS III Alentejo Central.

Mais informações: https://fundacaolacaixa.pt/pt/outros-projetos/promove-regioes-fronteiricas/concurso-2019.