Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Bolsas, Cultura, Língua, Programas

Programa de Bolsas do Camões, Instituto de Cooperação e da Língua
Candidaturas abertas até 19 de maio de 2022

Encontram-se abertas as candidaturas no âmbito dos Programas de Bolsas de Estudos para frequência de Cursos Anuais (18 bolsas), Cursos de Verão (70 bolsas), Programa de Investigação (3 bolsas), Pessoa (1 bolsa) e Vieira (6 bolsas de estudo (4 para o programa Vieira e 2 para o programa LATE))se encontram abertas as candidaturas entre 5 e 19 de maio de 2021 (até às 17h, hora de Lisboa).

O programa Curso Anual — Bolsas para frequência de cursos anuais de língua e cultura portuguesas, ministrados em universidades portuguesas ou instituições reconhecidas pelo Camões, I.P. — destina-se a estudantes estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro e que pretendam aperfeiçoar a sua competência linguística. As bolsas atribuídas no âmbito do presente programa têm a duração de oito meses.

O programa de bolsas de estudo para frequência de Cursos de Verão — com a duração de um mês, para frequência de cursos de verão de língua e cultura portuguesas online e presencial  —destina-se a estudantes estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro e que pretendam aperfeiçoar a sua competência linguística.

O Programa de Investigação destina-se a professores e investigadores estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro e pretendam realizar, em Portugal, estudos de especialização na área da língua e da cultura portuguesas, nomeadamente mestrados e doutoramentos em universidades portuguesas. A duração da bolsa varia entre um mês e um ano para cursos de especialização, dois anos no caso de mestrados, e três anos no caso de doutoramentos.

As bolsas do programa Vieira destinam-se a licenciados estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro envolvidos em projetos de formação e/ou aperfeiçoamento na área de tradução e da interpretação de conferências. A duração da bolsa varia entre um mês e um ano.

As bolsas do programa Pessoa destinam-se a responsáveis de Cátedras de Estudos Portugueses e de Departamentos de Português de universidades ou institutos de investigação estrangeiros, para a execução de projetos de formação e de investigação na área da língua e da cultura portuguesas. A duração da bolsa varia entre um e seis meses.

As candidaturas, bem como o formulário e os documentos de suporte à candidatura previstos no Regulamento de Bolsas do Camões, I.P., devem ser submetidas eletronicamente através da plataforma Portal de Serviços do Camões, I.P., disponível em: https://portalservicos.instituto-camoes.pt.

Mais informações em https://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/bolsas-estudo/bolsas-camoes/bolsas-lingua-cultura/candidaturas-lingua.