Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Programa CAPES de Professor Visitante no Exterior (PVEx)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Ensino Superior, Mobilidade, Programas

A Diretoria de Relações Internacionais divulga o edital nº1/2019 de seleção de candidatos para participar do Programa Professor Visitante no Exterior (PVEx).

O Programa de Professor Visitante no exterior visa oferecer bolsa no exterior para a realização de estudos avançados após o doutorado e tem como público-alvo pesquisadores e/ou docentes doutores que possuam vínculo empregatício com instituição de ensino superior ou instituto de pesquisa com reconhecida produtividade científica e tecnológica que possuam programas de pós-graduação nas respectivas áreas do conhecimento.

O Programa de Professor Visitante no Exterior prevê a concessão de 150 bolsas em duas categorias:

1. Professor Visitante no Exterior Júnior: destinada a professores(as) ou pesquisadores(as), com vínculo empregatício com Instituições de Ensino Superior, institutos ou centros de pesquisa do Brasil, que possuam programas de pós-graduação nas respectivas áreas do conhecimento, com titulação obtida há, no máximo, dez anos, tendo por referência o último dia para a inscrição no processo seletivo;

2. Professor Visitante no Exterior Sênior: destinada a professores(as) ou pesquisadores(as), com vínculo empregatício com Instituições de Ensino Superior, institutos ou centros de pesquisa do Brasil, que possuam programas de pós-graduação nas respectivas áreas do conhecimento, com titulação obtida há mais de dez anos, tendo por referência o último dia para a inscrição no processo seletivo.

Será atribuída prioridade aos(às) candidatos(as) que tenham perfil acadêmico equivalente e/ou superior ao de pesquisador nível 1D ou superior para Professor Visitante Sênior, na classificação de produtividade do CNPq.

Este edital reduz o tempo necessário de doutorado de 12 para até 10 anos, na categoria Júnior, e acima de 10 anos para a categoria sênior.

A duração da bolsa será definida com base no período aprovado pelas instituições de origem e de destino em consonância com o cronograma de execução do projeto proposto, devendo, simultaneamente, respeitar os limites de no mínimo 04(quatro) meses e no máximo 12(doze) meses.

As inscrições poderão ser feitas até às 17h do próximo dia 06 de março de 2019 e o resultado preliminar será divulgado a partir de 20 de maio de 2019.

Confira em anexo o edital na íntegra.

Com Brasília – Redação CCS/CAPES