Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Programa Capes de Professor Visitante do Exterior (PVE)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Mobilidade, Programas

Encontra-se aberta a primeira chamada de 2016 do Programa Professor Visitante do Exterior (PVE), que selecionará candidaturas com vistas a incentivar a realização de visitas de curta, média longa duração a Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e a Institutos ou Centros de Pesquisa e Desenvolvimento públicos brasileiros, por professores e por pesquisadores atuantes no exterior, em todas as áreas do conhecimento, cuja formação e experiência profissional representem uma contribuição inovadora para cursos de doutorado brasileiros.

Podem apresentar proposta as IES brasileiras e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos que cumprirem os requisitos no edital.

Benefícios

O edital prevê o financiamento de bolsas de estudo e pesquisa; auxílio-instalação para professores estrangeiros ou brasileiros que não residam ou não tenham residido no Brasil nos últimos seis meses e auxílio deslocamento para compra de passagem aérea internacional em classe econômica única, ida e volta entre a cidade de residência e a IES brasileira do candidato.

Inscrição

As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente pela Internet, mediante preenchimento de formulário eletrônico e envio de documentos pelo link de inscrição de acordo com o cronograma.
A candidatura deve ter caráter institucional e ser apresentada pelo coordenador do curso de pós-graduação proponente.
Cada proposta deverá prever prazo de permanência única e ininterrupta para o professor visitante, sendo mínima de 15 (quinze) dias e máxima de 12 (doze) meses.
Não é permitido acumular o recebimento de bolsa ou beneficio financeiro de outras agências ou entidades brasileiras. O não cumprimento no disposto neste item poderá significar o cancelamento imediato da bolsa e a obrigatoriedade de devolução de todos os valores recebidos.

Cronograma

Chamada | Inscrição | Resultado | Início das Atividades
1ª chamada | De 01 de fevereiro a 31 de Abril do ano | A partir de 1˚ de Setembro do ano anterior | Janeiro a Abril do ano seguinte
2ª chamada | De 01 de Junho a 31 de Agosto do ano | A partir de 1˚ de Fevereiro do ano seguinte | Maio a Agosto do ano seguinte