Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Procedimento Concursal EPE 2019 - Professores Camões I.P.

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Concursos, Cultura, Língua

Procedimento Concursal para Professores e Leitores - Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Abertura de procedimento concursal para constituição de reserva de recrutamento de pessoal docente do ensino português no estrangeiro, para os cargos de professor, compreendendo os níveis da educação pré-escolar, do ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e do ensino secundário, e de leitor de língua e cultura portuguesas, ao nível do ensino superior e organismos internacionais.

As funções inerentes ao cargo de professor são:

• A docência nos cursos de língua portuguesa;
  • A alfabetização, em português, de jovens e adultos;
  • O apoio a alunos que estudam português na modalidade de ensino a distância ou para se submeter a exame de português no sistema de ensino do país de acolhimento;
  • O apoio à integração escolar de alunos recém-chegados de Portugal;
  • A atividade letiva ou o trabalho direto com alunos no âmbito de ações de difusão da cultura e língua portuguesas;
  • A docência de outros níveis ou ciclos de ensino não superior, distintos daqueles que estejam a lecionar, desde que sejam possuidores de habilitação profissional para esse efeito;
  • A responsabilidade pela docência em outros cursos promovidos pelo Camões, I. P., ou pela missão diplomática ou consular;
  • Atividades de natureza pedagógica e de apoio à comunidade;
  • Funções de apoio ou formação de docentes e alunos.

As funções inerentes ao cargo de leitor são:

• A docência das disciplinas das áreas de língua e cultura portuguesas;
  • A difusão de informação e o intercâmbio de conhecimentos e experiências no âmbito das matérias lecionadas;
  • O apoio aos alunos na realização de atividades científicas e culturais e respetiva avaliação, em conformidade com os procedimentos fixados pelas autoridades académicas competentes;
  • A tutoria dos cursos de ensino a distância promovidos pelo Camões, I. P.;
  • A elaboração do plano de atividades culturais a desenvolver em cada ciclo letivo, bem como a proposta do respetivo financiamento e a sua execução técnica e financeira, em estreita colaboração com a missão diplomática portuguesa no país;
  • A prestação de serviço letivo em instituição diferente daquela em que foi colocada na mesma zona geográfica;
  • O exercício de funções de apoio e formação a docentes e alunos do mesmo ou outros níveis de ensino.

Para informações adicionais, consulte o seguinte link: http://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/ensinar-portugues/processos-de-recrutamento/procedimentos-concursais-epe