Open Call para o projeto europeu FLI – Future Language Innovation
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Incentivar a criação e divulgação de obras em línguas crioulas e híbridas e contribuir para o seu reconhecimento formal nas instituições europeias, são os principais objetivos do FLI – Future Language Innovation, um projeto de criação, investigação e colaboração criativa transnacional.
O projeto é uma iniciativa de quatro entidades ligadas à promoção da escrita e literatura: Wintertuin Holanda, Wintertuin Curaçao, Escrever Escrever (Portugal) e Escuela de Escritores (Espanha) e é apoiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.
Os criadores literários selecionados irão integrar um programa de tutorias, workshops de escrita criativa, masterclasses e mostras para amadurecer o projeto e o seu percurso pessoal. O trabalho será desenvolvido em colaboração, estruturada da seguinte forma:
- A nível de pares: dois criadores de países diferentes trabalharão em conjunto, criando e desenvolvendo um projeto comum.
- A nível de grupos: dois dos pares irão reunir-se periodicamente para partilhar visões e resultados.
- A nível transnacional: todos os participantes se irão conectar, construindo um diálogo entre Portuga, Curaçau, Holanda, Espanha.
O projeto terá início com um evento de lançamento online, onde irá conhecer os seus parceiros, discutir as suas ideias e começar a explorar as possibilidades de inovação linguística multilingue.
Este convite destina-se a criadores que cumpram os critérios abaixo:
- Fluentes em inglês: a apresentação da candidatura e atividades de grupo, workshops, masterclasses e outras apresentações serão em inglês.
- Interessados no multilinguismo e no modo como este influencia identidades sociais e realidades políticas.
- Trabalham em áreas de diálogo intercultural: línguas de rua, hip-hop, graffiti, spoken word, narrativas de contracultura ou tradicionais.
- Exploram temas de fusão linguística, migração, renascimento de línguas autóctones e dinâmicas de poder entre culturas marginalizadas e dominantes.
- Bónus: se fala ou desenvolve trabalho criativo em kriolu, terá uma vantagem
Prazo de candidatura: 5 de janeiro de 2025.
Toda a informação no documento em anexo.