Terça-feira, 28 de Junho de 2022
Financiamento/bolsas/emprego

Lançamento do Prémio de Investigação Camilo Castelo Branco

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Ciências Humanas, Investigação, Prémios

A Câmara Municipal de Sintra e Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa promovem o novo Prémio de Investigação Camilo Castelo Branco, que pretende reconhecer e divulgar um trabalho de investigação inédito e de excelente qualidade que contribua para um melhor conhecimento do escritor.

O Prémio de Investigação Camilo Castelo Branco tem uma periodicidade trienal, e pode ser desenvolvido em qualquer área de investigação: estudos literários, história do livro, crítica textual, história, história cultural, história da arte, estudos de teatro ou ciências documentais.

Através da Cátedra Camilo Castelo Branco pretende-se a promoção de actividades de investigação, ensino e divulgação em torno da obra de Camilo Castelo Branco, centradas no importante fundo patrimonial camiliano da Câmara Municipal de Sintra, articuladas com outros fundos congéneres, nacionais e estrangeiros e onde existe um consolidado saber sobre a matéria, que se multiplica e difunde para as gerações vindouras.

A Cátedra irá atribuir ao vencedor um prémio de cinco mil euros e a publicação do seu trabalho de investigação, prevendo-se a entrega do prémio a 22 de Novembro de 2024, em cerimónia pública.

Cátedra Camilo Castelo Branco foi criada em 2021 ao abrigo de um contrato interadministrativo entre a Faculdade de Letras e a Câmara Municipal de Sintra no âmbito da classificação da Biblioteca Camiliana de Sintra como Bem Cultural de Interesse Público.

As candidaturas e entrega de trabalhos para o prémio decorrem até 30 de Março de 2024.

Para mais informações consultar o Regulamento do Prémio aqui.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas