Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Infraestrutura ROSSIO seleciona mestre em Ciências da Informação e Documentação ou História de Arte

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Ciências da Informação e Documentação, Emprego, História da Arte

A Infraestrutura ROSSIO está a contratar um mestre em Ciências da Informação e Documentação ou História de Arte, que será responsável, entre outras funções, por pesquisar e identificar sítios web de arte portuguesa contemporânea, verificando o seu conteúdo e a sua preservação digital.

O ROSSIO é constituído por um consórcio composto por sete instituições. Reunidos, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (coordenadora do consórcio), a Câmara Municipal de Lisboa, a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, a Direção-Geral dos Livros, Arquivos e Bibliotecas, a Direção-Geral do Património Cultural, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Teatro Nacional D. Maria II, disponibilizam um conjunto de fontes e recursos únicos e representativos da riqueza e da diversidade da história, da sociedade e do património cultural de língua portuguesa.

Requisitos de admissão:

• A bolsa destina-se a um titular de Mestrado em Ciências da Informação e Documentação ou em áreas afins ou de Mestrado em História da Arte.

Requisitos preferenciais:

• Experiência de trabalho na área da curadoria digital (nomeadamente pesquisa e recuperação de conteúdos digitais, organização, disponibilização e preservação); elaboração de sítios web e experiência de participação em projetos.

Plano de Trabalhos e objetivos a atingir:

1. Pesquisa, identificação de sítios web de arte portuguesa contemporânea;
  2. Análise de sítios web em termos de conteúdo e de requisitos de preservação digital;
  3. Análise das recolhas elaboradas pelo Arquivo.pt;
  4. Execução de ações de sensibilização de preservação digital para produtores de sítios web;
  5. Descrição e organização dos sítios web selecionados com vista à criação de um sítio web final do projeto.

O concurso encontra-se aberto entre 11 e 24 de outubro de 2019.

Mais informações no portal Eracareers.