Terça-feira, 11 de Maio de 2021
Financiamento/bolsas/emprego

IHEAL: Cátedras de professores convidados

Início: Fim: Países: Brasil, França

Ciências Humanas e Sociais

A cada ano e há mais de 10 anos o Instituto de Estudos Avançados da América Latina (IHEAL, sigla em francês, da Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3) atribui vagas de convidados no seu programa de Cátedras para professores e pesquisadores que trabalham sobre a América Latina no domínio das ciências humanas e sociais. Essas vagas, disponibilizadas pelo Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa, inscrevem-se dentro de uma política francesa de cooperação científica de nosso país com o mundo. Essas Cátedras de professores convidados permitem ao IHEAL tecer elos com inúmeras universidades latino-americanas e de consolidar uma importante rede científica.
 
Chamada de candidaturas para as cátedras de professores convidados
Sessão de candidaturas 2015-2016: formulário de inscrição.
A data limite de candidatura é 5 de dezembro de 2014.
 
Essas cátedras são destinadas a:
 
• aumentar a colaboração em matéria de ensino e de pesquisa em ciências sociais entre a Europa e a América Latina;
• sensibilizar os estudantes para as questões e debates relativos a essa área nos campos político, econômico, social e cultural;
• promover intercâmbios de professores, pesquisadores, especialistas e estudantes a fim de multiplicar as transferências de conhecimentos, de experiências e de materiais pedagógicos;
• estimular o confronto das pesquisas desenvolvidas em ambos os lados do Atlântico.
 
Com o intuito de contribuir para uma difusão ótima dos conhecimentos e competências, colaborações (no contexto de colóquios, jornadas de estudos e mesas-redondas) são encorajadas com outros centros de pesquisa, cátedras ou instituições de ensino superior na França ou na Europa.
 
Descrição das cátedras
 
Elas são exclusivamente reservadas a professores pesquisadores de diferentes nacionalidades (América do Norte, América do Sul, Europa) especializados no estudo das sociedades latino-americanas e vinculados a universidades dessas regiões.
 
•    Cátedra Simon Bolivar (toda a América Latina)
•    Cátedra Antonio Nariño (Colômbia e países andinos)
•    Cátedra Pablo Neruda (Chile e países do Cone Sul)
•    Cátedra Alfonso Reyes (México, América Central e Caribe)
 
Condições de acesso
 
O candidato deve ter menos de 65 anos durante seu período de ensino ou estada no IHEAL e ser titular de um doutorado.
 
O IHEAL privilegia as candidaturas para estadas longas de um semestre (4 meses, de setembro a janeiro ou de fevereiro a junho), possibilitando uma real inserção dos professores convidados nas atividades de ensino e de pesquisa da universidade.
 
Os beneficiários das cátedras são solicitados a ministrar dois cursos por semestre: um curso se divide em 12 ou 13 sessões de 2h, ou seja duas horas por semana e por curso, para um total de 24 ou 26 horas de aula conforme o semestre. Os cursos correspondem aos temas de pesquisa e competências do professor convidado, mas podem ser alterados em função das necessidades do IHEAL.
 
O IHEAL recebe candidaturas em todas as disciplinas das ciências humanas e sociais. Será dada atenção especial para as nomeações de professores que trabalham na América central, no Caribe e os países andinos.
 
Os professores e pesquisadores que beneficiam da cátedra poderão realizar atividades em outras unidades da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, bem como em outras instituições universitárias francesas ou europeias com as quais o IHEAL mantém colaborações.
 
NB. Os cursos podem ser ministrados em espanhol, português ou em inglês.
 
Dossiês de candidatura
 
Este ano as candidaturas só serão aceitas através do modo digital. Os candidatos devem :
 
1/Preencher o formulário digital disponível aqui, até o 5 de dezembro de 2014.
 
2/Enviar por email uma copia digital (formato word, .pdf, ou imagem escaneada) dos seguintes documentos para iheal-chaires@univ-paris3.fr:
 
• Uma carta de motivação.
• Um certificado de vinculação a uma universidade.
• Um curriculum vitae sintético (máximo de 5 páginas) contendo dados pessoais básicos; a formação universitária (excluindo os seminários ou as formações de menos de um ano); a experiência profissional; as atividades de ensino e de pesquisa; as atividades administrativas e de valorização da pesquisa, se houver; a participação em colóquios de porte nacional ou internacional; e a lista das publicações, classificada por obras, artigos em revistas com comitê de leitura, nacionais ou internacionais, relatórios de pesquisa, atos de colóquios e relatórios de obras em revistas com comitê de leitura. Todas as informações do CV devem ser apresentadas em ordem cronológica a partir das datas mais recentes para as mais antigas.
• Duas cartas de recomendação.
• Uma cópia do diploma de doutorado.
• Três propostas de curso para uma estada de um semestre (seis para uma estada de dois semestres. No formato seguinte : um resumo por cada curso (abstract) de uma página no máximo, com os objetivos do curso.
 
O dossiê completo (formulário+email com todos os documentos) deve ser enviado antes do 5 de dezembro de 2014. Um email de confirmação será enviado aos candidatos após a recepção do dossiê completo.
 
O dossiê pode ser escrito em Francês, Espanhol, Português ou Inglês
 
Os documentos devem ser enviados para o seguinte endereço: iheal-chaires@univ-paris3.fr
 
Os dossiês incompletos ou enviados após o prazo não poderão ser examinados pelas Comissões de seleção da Universidade. Não serão examinados dossiês enviados no formato de papel.
 
Para qualquer informação complementar, dirigir-se a:
Vincent Bos
E-mail: iheal-chaires@univ-paris3.fr
 
Edital de candidatura para as Cátedras de professores convidados 2014/2015
 
IHEAL

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas