Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

FLAD Science Award Atlantic 2021

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos, Portugal

Ciências Humanas e Sociais, Economia, Geografia, Gestão, Prémios, Sociologia

A 2ª edição do FLAD Science Award Atlantic inclui as áreas de engenharia/tecnologia e ambiente/ciências naturais da edição anterior, e acrescenta as ciências sociais e humanidades como áreas de estudo, com objetivo de criar e desenvolver ferramentas transversais e soluções estratégicas para os desafios da atividade humana no Atlântico.

• O futuro impacto das alterações climáticas sobre as populações costeiras na região do Atlântico com a criação de ações de adaptação e mitigação;

• Avaliar o valor do Atlântico em património natural e ecossistemas, nomeadamente no seu contributo para a Economia Azul, recorrendo a análises económicas avançadas e big data;

• Tecnologias para tornar os oceanos saudáveis e limpos;

• Mobilidade e logísticas sustentáveis, no contexto de transformação digital crescente;

• Estratégias ambientais e de transição energética para ilhas e áreas isoladas;

• Novas abordagens no planeamento, observação e gestão do espaço Atlântico: sistemas de satélite de baixo custo, sistemas de sensores avançados, inteligência artificial ou data science;

• Produção de novas tecnologias como robots subaquáticos, navegação não tripulada, comunicações acústicas, sensores e análise de dados.

Prémio

O prémio tem o valor máximo de 300.000 euros, por um máximo de 3 anos, o que corresponde a 100.000/ano.

Júri

A avaliação é feita por um júri de excelência composto por três elementos:

Perfil dos candidatos

• Doutorado, no máximo há 5 anos;

• Estar associado a um centro de investigação reconhecido pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) nas áreas de investigação deste concurso;

• Fazer investigação em Portugal, de forma independente, autónoma e com qualidade científica;

• Ter uma declaração de apoio do centro de investigação a que está associado no plano de investigação;

• Incluir uma interação de investigação com uma entidade norte-americana.

Avaliação

O prémio será atribuído após uma análise das candidaturas a duas fases:

• 1ª Fase: A primeira fase de candidaturas abre entre 1 e 28 de fevereiro, onde se efetua uma revisão do currículo científico do candidato, juntamente com a avaliação das principais ideias apresentadas na proposta de investigação.

• 2ª Fase: Os candidatos mais bem classificados na primeira fase são convocados a participar numa segunda fase de candidatura. Será necessário enviar a proposta referente ao plano de investigação para os 3 anos de duração do prémio, entre 1 e 30 de abril. Caso seja necessário mais algum elemento de avaliação, existe a possibilidade de se realizar uma entrevista final.

O candidato vencedor será selecionado a 31 de maio de 2021.

Candidaturas

Para a primeira fase de candidatura é necessário anexar ao formulário o Applicant Biosketch.

No Edital – FLAD Science Award Atlantic encontrará todos os detalhes sobre o prémio.

Mais informações: FLAD Science Award Atlantic 2021