Quarta-feira, 04 de Agosto de 2021
Financiamento/bolsas/emprego

Embaixada da França no Brasil oferece bolsas de Master 2 para brasileiros

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, França

Bolsas, Ciências Humanas e Sociais, Mestrado

Com o objetivo de melhorar as condições de acolhimento e recepção de estudantes brasileiros na França, a Embaixada da França no Brasil oferecerá um financiamento parcial para estudantes de nacionalidade brasileira já admitidos no segundo ano do Master (M2) em uma instituição de ensino francesa. 

A bolsa será válida por um período de seis meses (1º de setembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022), para alunos do ano acadêmico de 2021-2022 admitidos em estabelecimentos públicos de ensino superior ou similar. O edital é aberto a estudantes de todas as áreas do conhecimento, com a condição de não terem completado 40 anos de idade até o dia 1º de setembro de 2021.

Entre os benefícios que serão concedidos aos alunos contemplados estão a isenção de taxas de visto, de taxas administrativas do procedimento pré-consular Campus France e de taxas acadêmicas relativas ao Master, além do pagamento da previdência social e um auxílio financeiro de 310 euros por mês. A bolsa não cobre gastos com passagens aéreas ou eventuais despesas de mudança. 

Por se tratar de um auxílio parcial, o estudante deverá ainda garantir e comprovar um financiamento complementar de, no mínimo, 390 euros por mês, de recursos pessoais ou de uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada. O benefício não pode ser combinado com outras bolsas do governo francês, como por exemplo a Bolsa Eiffel.

Candidaturas

As candidaturas deverão ser feitas até o dia 30 de junho de 2021 às 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente através do link: https://forms.gle/Yxic3vfgnG9uth5L9. No formulário, os candidatos devem adicionar todos os documentos solicitados (lista completa no edital) unificados em um arquivo PDF com o título “NOME_SOBRENOME_BOLSA MASTER 2”. Entre os documentos exigidos para a candidatura estão a carta de aceite ou comprovante de aceitação em um programa de Master 2, diplomas do ensino superior e curriculum vitae.

Calendário

  • Data de encerramento das inscrições: quarta-feira, 30 de junho de 2021 - 23h59 (horário de Brasília)
  • Divulgação dos resultados: sexta-feira, 09 de julho de 2021, por e-mail
  • Período de financiamento: de 01/09/2021 a 28/02/2022

Mais informações: https://www.bresil.campusfrance.org/candidaturas-abertas-bolsas-m2-da-embaixada-da-franca

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas