Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Cooperação Transnacional
Convénio FCT/CAPES
Edital do Concurso 2015-2016

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) informam que se encontra aberto concurso de dia 14 de maio até dia 8 de setembro 2014 (anteriormente previsto para 7 de julho, alterado a pedido da CAPES), para realização das seguintes ações em 2015-2016:

Intercâmbio de investigadores no âmbito de projetos conjuntos comuns de investigação que integrem Formação Avançada, quer na parte portuguesa, quer na parte brasileira. A não inclusão de Jovens Investigadores (ver definição nas FAQs) terá carácter eliminatório. Será dada prioridade a novos projetos/novas equipas. A duração dos projetos é de 2 (dois) anos, podendo ser prolongados, excecionalmente, por mais 1 (um) ano, com base na avaliação científica do relatório final e no orçamento disponível.

Candidaturas
As candidaturas deverão ser elaboradas conjuntamente pelos investigadores responsáveis dos dois países e submetidas aos organismos executores do Acordo. Assim, a equipa portuguesa deverá remeter a sua candidatura ao Departamento das Relações Internacionais da FCT e a equipa brasileira à CAPES.

Os organismos executores procederão à respetiva avaliação, seleção conjunta e implementação dos projetos selecionados.

O financiamento a conceder pela FCT diz respeito às despesas de viagem e estadia de curta duração a um ou dois elementos da equipa portuguesa no Brasil.
Submissão de candidaturas
Para formalizar a candidatura, enviar um e-mail (colocar no assunto: nome do coordenador português - Convénio FCT/CAPES) até ao dia 8 de setembro de 2014, para capes2014@fct.pt (exclusivamente para o envio de candidaturas), Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com a seguinte documentação:
- Formulário (download do ficheiro)
- Parecer do responsável da Instituição ou do Departamento no qual o candidato desenvolve trabalho;
O formulário e o parecer deverão ser enviados em formato PDF.
NOTA: Não se aceitam anexos à candidatura com exceção das declarações institucionais exigidas.

Regulamento
O regulamento do concurso está disponível em:

Texto do convénio
Pode consultar o fac-símile do texto do convénio:

Parte portuguesa
Departamento de Relações Internacionais