Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Concurso para Bolsa de Investigação na área de Administração Pública

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Administração Pública, Bolsas de investigação

Encontra-se aberto o concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação entre os dias 27 de Junho a 10 de Julho de 2017, no âmbito do projeto “Cem Anos de Políticas Públicas de Habitação em Portugal: De 1918 a 2018” do Centro de Administração e Políticas Públicas, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Área Científica:
Administração Pública

Descrição Geral das atividades previstas:
As atividades previstas são relativas à implementação operacional de um projeto de investigação sobre políticas públicas de habitação, em Portugal, entre 2002 e 2018, desenvolvido entre o ISCSP - Centro de Administração e Políticas Públicas e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana.

Requisitos de Admissão:
Licenciatura em Administração Pública. Frequência de mestrado em Gestão e Políticas Públicas. Domínio da língua inglesa devidamente comprovado.

Plano de Trabalhos:
Gestão de um projeto de investigação:

• Desenvolvimento de todos os contactos necessários e deslocações para a execução atempada e correta de todos os procedimentos relativos à implementação do projeto;
  • Investigação de terreno para a recolha de dados para o projeto;
  • Elaboração dos relatórios de pesquisa e preparação de processos de disseminação científica (artigos) e disseminação para públicos específicos;
  • Produção de conteúdos para uma publicação nacional e duas publicações internacionais
  • Produção de conteúdos para uma exposição;
  • Realização de inventário bibliográfico, documental, gráfico, fotográfico ou administrativo;
  • Realização de inventário da produção legislativa;
  • Realização de inventário dos empreendimentos construídos;
  • Recolha e análise de dados sobre mercado de habitação, financiamento da habitação e habitação social;
  • Realização de uma análise comparativa da política de habitação nos países europeus.
  • Análise e sistematização da política de habitação, em Portugal, entre 2002 e 2018 e dos impactos destas políticas de habitação;
  • Caracterização, detalhada, dos programas e políticas de habitação: PER, PROHABITA, Porta 65, Mercado Social do Arrendamento, Novo Regime do Arrendamento Urbano e Arrendamento Apoiado.

Local de Trabalho:
As atividades serão desenvolvidas no Centro de Administração e Políticas Públicas, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), sob a orientação científica da Senhora Professora Romana Xerez.

Duração da Bolsa:
A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto a 1 de Agosto de 2017, eventualmente renovável até ao período máximo previsto no artigo 9º do Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - 2015.

Prazo para o envio de candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 27 de Junho a 10 de Julho de 2017.

O edital completo está disponível no website do ISCSP.