Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Concurso de Bolsa BGCT para doutorado em Ciências da Comunicação – UMinho

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas, Ciências da Comunicação

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia para doutorado, com base no CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, no quadro do projeto estratégico deste centro de investigação, CECS (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade) – CCI/00736, financiado pela FCT/MEC através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020. O concurso estará aberto entre 17 e 28 de agosto de 2015. Refª BGCT/2015/1.

Área Científica: Ciências da Comunicação

Requisitos de admissão:

Doutoramento em Ciências da Comunicação; experiência como Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia (FCT) de pelo menos 5 anos; conhecimentos de manutenção e gestão de conteúdos de websites e de redes sociais. Os candidatos deverão demonstrar ainda experiência comprovada no apoio às atividades de gestão administrativa e financeira em Unidades de Investigação e respetivos projetos de investigação, nomeadamente na elaboração de relatórios financeiros e pedidos de pagamento apresentados à FCT; experiência no uso de plataformas de Gestão Documental, nomeadamente o que existe na Universidade do Minho (DocUM); experiência no apoio aos órgãos de direção. Para além disso, devem ter experiência na edição completa de newsletters e no desenvolvimento de processos de comunicação interna e externa (em que se inclui a redação de press releases).

Plano de trabalhos:

O(A) bolseiro(a) desempenhará atividades de organização e de gestão do projeto estratégico do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, especificamente no que respeita às seguintes ações:

- Apoio e coordenação do desenvolvimento da linha de edições digitais do CECS (revistas científicas “Comunicação e Sociedade”, da “Revista Lusófona de Estudos Culturais”, coleção editorial, ebooks e working papers), tirando partido das potencialidades do laboratório LASICS;
- Dinamização de diferentes modalidades de informação e divulgação (interna e externa), cuidando, em particular do site do CECS, em inglês e em português, respondendo a consultas e contactos feitos por investigadores nacionais e estrangeiros, e apoio a outras formas de difusão de informação sobre a pesquisa desenvolvida nomeadamente através da difusão de press releases e de uma newsletter mensal, de que será editor-executivo;
- Apoio do funcionamento e gestão do laboratório LASICS, nomeadamente na utilização dos seus recursos de bases de dados para apoio aos projetos de investigação;
- Acompanhamento ativo da gestão financeira e científica do Projeto Estratégico do centro de investigação (UID/CCI/00736/2013), nomeadamente no que concerne à sua execução orçamental/científica.
- Elaboração dos relatórios científicos e financeiros solicitados pela FCT, operacionalizados através de ‘pedidos de pagamento’ periódicos, em articulação com a Direção Financeira e Patriomonial da Universidade do Minho;
- Coordenação do processo de atualização da equipa de investigação, no quadro da FCT;
- Acompanhamento de eventuais auditorias efetuadas no quadro da FCT;
- Apoio no processo relativo à avaliação do Centro, no quadro da FCT;
- Resposta ao Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional;
- Apoio na elaboração de candidaturas a projetos, em articulação com o Gabinete de Apoio a Projetos da Universidade do Minho;
- Apoio na organização de seminários e de conferências;
- Instrução dos processos de recrutamento de bolseiros, em articulação com a Direção de Recursos Humanos da Universidade do Minho;
- Apoio administrativo aos programas de Doutoramento a que o CECS está associado: ‘Ciências da Comunicação’ (Universidade do Minho), ‘Estudos Culturais’ (Universidade do Minho/Universidade de Aveiro) e ‘Estudos de Comunicação: tecnologia, cultura e sociedade’ (PD-F 00059/2013), coordenado pelo CECS em articulação com outras cinco entidades ligadas às Ciências da Comunicação em Portugal (CIMJ - Centro de Investigação Média e Jornalismo; CECL - Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens; CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas; Tecnologias | ULHT; CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia | ISCTE; e LabCom – Laboratório de Comunicação Online | UBI).

Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Temporário
País: Portugal
Localidade: Braga